Sou gerente em uma loja especializada na venda de rações e preciso de ajuda para entrar no ambiente online

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#1

Sou gerente em uma loja especializada na venda de rações, o nosso preço é mais agressivo do mercado. Pensando nisso a cerda de um ano, disponibilizei para os clientes o serviço de delivery de ração, criei um site e contratei um empresa que pudesse me auxiliar no facebbok e administração do site. No entanto, percebi que as vendas pelo telefone cresceram bastante, mas não temos conseguido exito ao migrar os pedidos do telefone para o site, que nosso principal intuito!


#2

Oi @flavia2533

Se eu bem entendi, as pessoas estão entrando no teu site, mas ao invés de finalizar a compra nele, estão preferindo ligar para fazer a compra pelo telefone, é isso? Existem algumas coisas que você pode fazer para investigar esse seu caso.

  • Funil de Conversão: Diferente de uma loja física, você pode analisar todos os passos que o teu cliente faz dentro da sua loja virtual. As páginas que ele visita, os produtos que ele adiciona e retira do carrinho, enfim, tudo que ele faz no teu site você pode ter como dado para analisar.
    Com isso em mente, você pode montar um funil com o caminho que o cliente faz no seu site e analisar em qual etapa ele desiste de fazer a compra. É no carrinho? É na hora de inserir os dados na hora de pagar?

Se você usa o Google Analytics no teu site, aqui tem um link mostrando o passo a passo como você pode montar um Funil desses: http://www.agenciamestre.com/web-analytics/funil-de-conversao-no-google-analytics/. Se você contratou uma empresa para gerenciar teu site, eles devem saber montar um desses.

Com esse Funil montado e analisando os dados, vai ser mais fácil descobrir o motivo das pessoas desistirem de comprar no teu site e preferirem ligar para a sua loja. Depois de descobrir qual a etapa, aconselho você a seguir algumas das linhas de ação que o Filippo separou nesse tópico: Melhorando a taxa de carrinho abandonado

  • Perguntar para os seus clientes: Apesar de ser uma dica simples, muitos gestores as vezes não a fazem. Já tentou perguntar para os seus clientes o motivo deles ligarem ao invés de comprarem pelo site? Fazer essa pergunta para eles pode te dar alguns insights interessantes, inclusive na hora de procurar o que investigar para entender o problema. :wink:

#3

Flávia, o Diogo deu ótimas dicas. Um entrave que vejo muito é a demora para cadastrar-se. Retirar a necessidade de criar senha, inserir CPF, identidade, confirmação por e-mail pode ajudar. Tente manter o processo de compra o mais rápido possível. Se possível deixe isso bem claro na sua home, ressaltando “novo sistema/compra rápida”. Também ajuda se você oferecer um desconto na primeira compra online :wink: