Quero abrir um negócio de consultoria empresarial com 2 amigos. Preciso de ajuda!

vendas
consultoria

Olá, quero abrir um negócio de consultoria empresarial com mais dois amigos. Nós somos de áreas diferentes, mas relacionadas: comunicação, administração e ciências sociais. Ainda estamos dando os primeiros passos e nossos maiores desafios atualmente são: 1) saber como executar as etapas do processo de consultoria, 2) definir se vamos trabalhar em vários campos ou nos especializar em uma área e 3) como atrair os primeiros clientes.

Consultoria empresarial

Olá Alicia :slight_smile:
Vamos lá:

1. Etapas do processos de consultoria: trabalho da seguinte maneira:
    diagnóstico: o que já é feito, o que precisa de melhorias / problemas
    benchmarking global: pesquisar as melhores práticas/teorias para resolver esses problemas
    conceito: resumir o aprendizado das etapas anteriores em uma frase.
    planejamento estratégico: o que sugerimos para resolver os problemas
    planejamento tático: como podemos resolvê-los.
    OBS: Como vocês atuam em trás áreas diferentes, podem pensar/apresentar o diagnóstico e becnhmark para cada área, juntar o aprendizado das três áreas em um parágrafo de conceito e apresentar o planejamento estratégico e tático de forma integrada.

2. Não restringiria campos ou área de atuação no início. Pelo contrário, criaria uma identidade para cada uma, reforçando a ampla expertise como um diferencial. Exemplo: se a sua marca se chamasse “ABC”, faria três aplicações de logos com cores diferentes, a “ABC comunicação”, “ABC adm” e ABC social". A médio prazo, de acordo com a demanda, vocês podem reavaliar de acordo com o retorno.

3. Fazendo projetos a preço de custo para empresários próximos/conhecidos.
    Pesquisando sua rede para encontrar pessoas ligadas à marcas de porte e assumindo um caráter pró-ativo. Indo até elas com ideias próprias, pré projetos.
    Indo à feiras setoriais e apresentando o serviço de vocês.

Espero que ajude! Boa sorte!

@alicia6721 ,

Tem algumas dicas por aqui também:

Espero que goste!

Também quero montar uma empresa de consultoria, porém na modalidade online? tens algumas dicas/conselhos/sugestões?
Sou recém formado em administração e queria focar mais na área de gestão e estratégia, porém não tenho experiência e nem um curso de consultoria ou algo parecido.