Que negócio posso abrir na área de TI?

tecnologia
planejamento

eu faço faculdade de Gestão de tecnologia da informação, gosto bastante da área de t.i e gostaria de algo relacionado a isso

Oi Nathalia, tudo bem??

Eu também sou da área de TI. Apesar de não ter um negócio, já trabalhei em muitos deles e vi algumas boas ideias. O que concluí até agora é que a área de TI permite você criar quase qualquer tipo de produto, seja algo digital ou físico. É uma área maravilhosa.

Inicialmente, eu dividiria as oportunidades de negócios em TI em duas categorias:

1. Tecnologia vinculada diretamente a outra área

Você pode pensar em um negócio que resolva um problema encontrado em outra área usando tecnologia.

Produtos digitais:

• Marketplace de livros, produtos de maquiagem, roupa, etc;
  • Um aplicativo de recomendação de música;
  • Uma plataforma de gerenciamento de finanças pessoais;
  • Plataforma para atendimento psiquiátrico online;
  • Monitoramento em tempo real de preços de avião/onibus/taxi/uber/trem para algum lugar

Produtos físicos:

• Aparelho de medição de temperatura de pacientes, conectado com um sistema online;
  • Relógio que também calcula os batimentos cardíacos da pessoa;

Consultoria:

• Para criação de ecommerce;
  • Criação de aplicativos mobile;
  • Criação de landings de lançamento;

Ou seja, qualquer coisa que associe tecnologia com um problema encontrado em outra área.

2. Tecnologia que cria tecnologia

Poderia ser qualquer coisa que melhore uma tecnologia que já exista; que treine algo ou alguém para criar tecnologia.

Alguns exemplos poderiam ser:

• Consultoria para criação de times ágeis de desenvolvimento;
  • Implementação de inteligência artificial em cima de dados já colhidos de uma empresa;
  • Reestruturação de uma massa gigantesca de dados mal estruturados por anos;
  • Consultoria de gerenciamento da área de tecnologia de uma empresa;

… ou qualquer ideia que você possa ter para ser mais tecnológico.

Concluindo, você pode criar um aparelho físico, uma plataforma de vendas, uma plataforma com um robô que ofereça um serviço, uma consultoria que crie produtos para os outros, uma consultoria que ajude no gerenciamento de pessoas na área de TI, uma consultoria que melhore a experiência/performance/dados de um futuro ou já existente produto de uma empresa… As ideias que dei acima são pouquíssimas, o ideal é que não fique presas a elas mas acompanhe diaramente a criação de novas startups de tecnologias e fique atenta a problemas existentes no mundo que a tecnologia poderia ajudar a resolver. Tá contigo!

Se você quer empreender na área de TI, você tem que entender bastante do que você tá fazendo em relação a tecnologia que você vai criar ou oferecer, mas também vai precisar expandir seu universo sobre outros assuntos que possa ser incorporado ao seu futuro negócio. E aqui na comunidade é um ótimo começo pra isso! :wink:

Tomara que tenha te ajudado em algo! Fique à vontade para discutir mais sobre o assunto se quiser!