Qual a sua fonte de motivação?

inspiração

Empreender é lindo mas nem sempre é fácil fazer o que é preciso para alcançar o resultado esperado.

Cada um tem seus próprios desafios e eu também tenho os meus…
Comecei nessa jornada empreendedora há 6 meses mas em paralelo ao meu emprego atual em uma multinacional em que as demandas e a rotina não são café com leite! rs
Além disso tenho gêmeas de 10 anos e uma bebê de 9 meses, embora receba todo apoio do meu esposo @brunokatsuki4399, a rotina é super puxada, não existe mais dia livre, toda meia horinha que sobra é momento para darmos mais um passo no nosso projeto.
Acontece que de vez em quando a canseira bate e a força de vontade necessária pra fazer o que é preciso parece que vai dar uma voltinha…

Pra uma dose de inspiração extra eu tenho usado duas estratégias:

1. Livros Inspiradores: Eu uso o Kindle, porque assim consigo ler qualquer horário, fora o fato de que tenho vários livros reunidos no mesmo lugar e a hora que o negócio aperta, pode parecer bobeira mas sempre recorro ao: “Guia do Sucesso e da Felicidade” que como o livro mesmo diz, é uma coletânea de sabedoria de grandes autores e sempre concluo só depende de mim então bora pra frente hahaha

2. Caderno de Anotações: Eu tenho um caderno, em que costumo anotar os principais desafios ou mensagens que me marcaram, e quando não seu muito bem qual o próximo passo, recorro as primeiras páginas e percebo como os desafios mudaram, tanta coisa já foi superada e consigo energia para encarar o que vem pela frente.

E você? Compartilha o que te motiva… Vou adorar conhecer estratégias novas! =)

Bom dia, achei bem interessante essas formas de inspiração, vou pesquisar.
Eu me inspiro com os videos no Youtube do Movimento Falconi, Edeavor e E-talks. tem grandes gurus que me inspiram bastante.

Excelente post, @anapaulakatsuki ! :clap::clap::clap::clap::clap::clap:

O caminho do empreendedor não é fácil. É uma montanha russa constante e se manter motivado é um grande desafio com certeza!

:notebook_with_decorative_cover: Ler é um ótimo caminho. E também gosto do Kindle pra ler deitado na cama e com a luz apagada (sem incomodar minha mulher). Com ele você se alimenta de informação que te abre novos caminhos. Quando esses caminhos são abertos por essas novas ideias decorrentes de leituras, o processo natural é se motivar para aplicar tudo o que foi absorvido. Ou seja, é leitura para motivar, abrir a mente para novas soluções, etc. Mas tem que aplicar! haha

:ledger: Sua ideia de anotações também é ótima. Eu não uso caderno para isso. Costumo usar o Google Drive abrindo um documento novo e centralizando as informações por lá. Eu costumo fazer isso para anotar ideias que surgem ao longo do dia (ou da noite) e também para fazer resumos das coisas que leio e associando essas leituras a ideias concretas sobre como posso aplicar as novas metodologias/ideias/processos aprendidos.

:speaking_head: Conversar com mais empreendedores é também uma ótima forma de se motivar. Saber que tem mais gente com as mesmas dificuldades que você é ótimo para não se sentir sozinho e ter com quem trocar ideias. Além disso, você pode tentar se inspirar na solução de outros empreendedores. Essas conversas podem te trazer ideias de novas leituras, novos processos e até mesmo coisas mais específicas como novos contatos, fornecedores, etc. Isso motiva qualquer empreendedor, não? haha

:hearts: Conversar com os clientes! Ah como isso motiva. Ver o que eles têm para falar sobre seus produtos/serviços é simplesmente lindo! Se ele elogia, você fica orgulhoso e ainda mais motivado por saber que está no caminho certo. É bom demais saber que acertou. No entanto, tem também o lado das críticas e isso também é capaz de motivar. Afinal, seu cliente pode estar te dando um caminho para melhorar seu produto/serviço. Aprender com eles é, sem dúvida alguma, muito motivador.

:chart_with_upwards_trend: Acompanhar os números. Com certeza isso motiva. Você começa a colocar dados em planilhas, ver a diferença entre a semana passada e essa semana, começa a ver que determinados ações têm impactos (outras não) e começa a decidir as coisas baseadas em números. Algo que te dá uma certeza maior do que está fazendo e diminuindo a sensação de nebulosidade que os empreendedores vivem. Tomar decisões através de dados é algo que certamente motiva!

:pray: Ter um pouco de fé. E eu não digo que tenha que ser necessariamente a fé em Deus. Estou me referindo a ter fé, acreditar! Se o seu negócio está passando por uma fase muito ruim, é preciso ter muitas coisas para superar. Jogo de cintura, conhecimento, ação, tomada de decisão, etc. Mas nada disso vai funcionar se antes você não tiver fé de que as coisas vão melhorar e só precisam de algumas ações suas para isso. Então tenha fé, mesmo em momentos difíceis, e aplique tudo o que você vem aprendendo com a vida, com livros e com os outros :slight_smile:

:swimmer: Viver a vida! Praticar algum esporte para te dar mais energia e frequentar lugares que te dão prazer. Isso, sem dúvida alguma, é importante para manter um empreendedor motivado. Manter o super foco no negócio não é saudável. É preciso sair do problema para ver de fora. É preciso dar uma desconectada para equilibrar as coisas. Se você der muito gas e não dedicar tempo para você, será difícil se manter motivado.

Bem… Acho que coloquei aqui as principais coisas que, no meu ponto de vista, são fundamentais para manter um bom nível de motivação para seguir em frente e ter certeza de que tudo vai dar certo.

Acho que existem 3-4 coisas que me motivam muito:

1) Conversar com Clientes - nada é mais revitalizante do que conversar 15 minutos com um cliente. Afinal, toda a ralação, estresse, etc, é adquirido porque estamos tentando ajudar alguém. O que pode ser melhor do que ouvir desse alguém que está dando certo? Sempre que estou mais estressado, ou em dúvida, tento conversar mais com clientes e usuários.

2) Histórias de Empreendedores - tem muita gente no Brasil e no mundo construindo muita coisa foda! Com toda a estrutura e acesso a informação que eu tenho, as vezes me sinto na obrigação de emplacar algo meu também, fazer a diferença como esses caras estão fazendo, além de ajudar eles. Compartilhar é fundamental! Eu repito a frase de que “não tem como ir bem em um lugar onde todo mundo vai mal”. Acredito muito nisso! Experimentem um dia parar para conversar com os empreendedores de bairro da sua região (donos de pequenos estabelecimentos locais). É uma verdadeira aula. Tem virado uma atividade cada vez mais recorrente minha.

3) Usar os benefícios do meu modelo - não adianta nada ser empreendedor, não viver como empreendedor e não propagar isso. Empreendedorismo tem que nos dar flexibilidade. E tem que nos permitir propagar isso a nossa equipe. O @Leo citou um exemplos no Viver a vida. Vou dar mais alguns… você pode praticar esportes de 14h às 15h. Pode viajar numa sexta de manhã para não pegar trânsito e trabalhar no seu local de destino. Pode acordar um dia e ir trabalhar de um café, livraria ou ambiente externo. Pode buscar filhos na escola. Acho que independente do modelo de negócio (para alguns é mais difícil), o empreendedor deve buscar alguma flexibilidade. Me motiva saber que eu tenho algo nesse sentido.

4) Biografias - estou sempre lendo/assistindo biografias de pessoas que fizeram história (empreendedores ou não). Recomendo ver vídeos e ler sobre o Ayrton Senna, por exemplo. Essas pessoas nos fazem querer ser melhor.

Boa sorte na jornada! Estamos juntos!

Muito bacana mesmo! Tem muito valor nesse post! Obrigada!

Opa @leo dicas valiosíssimas!
Definitivamente a Clara tem feito um papel fundamental nessa troca com outros empreendedores! Estou adorando :clap:t2::clap:t2::clap:t2: