Prospecção de novos clientes

vendas

Boa tarde. Estou abrindo uma empresa de serviços que fornece para micro e pequenas empresas o desenvolvimento integrado de seu negócio desde a elaboração inicial da marca, website, desenvolvimento de contratos, marketing, recrutamento de funcionários e, por fim, arquitetura/construção do ambiente. Tudo pensado de forma integrada. Esses serviços podem ser contratados pontualmente ou, em pacotes. Tenho uma equipe muito comprometida e estamos na fase de prospecção e validação de mercado. Gostaria de opiniões/sugestões de como me aproximar mais desses clientes. Obrigada

Como criar uma empresa de marketing digital

Fala, @rafaela2086, tudo bem?

Tenho bastante ideia para trocar contigo sobre esse assunto.

Eu ainda não sei em que fase da prospecção / validação de mercado você está, portanto vou escrever algumas sugestões mais genéricas abaixo e, se você quiser, nos aprofundamos em alguma(s) dela(s):

1) Escolha um nicho para começar - acho que falar em micro e pequenas empresas é muito amplo. Se você tentar ser relevante para todas, acabará não sendo incrível para ninguém. Escrevi sobre isso hoje.
Explicando meu ponto: com certeza uma pequena empresa de alimentação é muito diferente de uma pequena empresa de tecnologia e ambas são diferentes de uma pequena indústria. Se você for tentar desenvolver uma solução para todos e mostrar a relevância dos seus serviços/pacotes, vai acabar deixando de lado o que é core para alguém.

2) Estude esse nicho - onde eles estão? Como se organizam? Frequentam quais eventos? Quais conteúdos consomem? Quem os influencia? Quais são as principais dores deles? E os sonhos?
Para responder essas perguntas, vá até eles e converse. Não tem fórmula melhor do que essa.

3) Se comunique com seu público - quando você gera esse tipo de empatia, fica muito mais fácil ter uma comunicação mais visceral com o seu público, de forma que, divulgando e produzindo conteúdo nos canais certos e para as pessoas certas, eles vão vir até você.

4) Construa uma relação de longo prazo - faça iniciativas para se manter em contato com esse nicho. Aquisição de emails, construção de comunidade e eventos são boas formas de fazer isso.
Por exemplo: recentemente falei com uma empresa que desenvolvia soluções para escolas. O dono da empresa tinha um grupo no whatsapp com mais de 100 diretores de escolas, no qual ele entendia as demandas, ajudava e prospectava. Caso não funcione para o seu negócio, você pode ir alimentando uma lista de emails e continuar divulgando seu conteúdo e soluções para eles.

5) Teste as suas soluções - no início, você poderá ter um ou dois clientes a preço de custo ou até pagando para trabalhar, com o objetivo de alinhar 100% a sua oferta ao seu público. Isso também te ajudará a construir cases que serão usados na divulgação para quebrar o atrito.

6) Qualifique seus leads (oportunidades) - os contatos que você estará trabalhando dos pontos 1 a 5 terão um momento no qual eles estarão prontos para conhecer as suas soluções. Cabe a você ir juntando informações sobre eles para saber o momento oportuno para uma abordagem mais comercial.

7) Monte bons processos de vendas - quando os seus leads estiverem maduros, cabe uma abordagem com foco em vendas. Uma equipe de vendas trabalha bem quando tem processos bem definidos com atividades a serem feitas (marcar reunião, ligar, apresentar soluções, enviar proposta, etc) e follow-up (acompanhamento) constante.

No início, você terá que acumular muitas dessas funções. Mas com o tempo, poderá delegar um pouco mais, ficando com o que te deixa mais a vontade de fazer.

Essa resposta do @daniel aqui na comunidade, apesar de falar de SaaS, pode te ajudar bastante também: Aquisição de clientes em SAAS

Vamos conversando. Se estiver precisando focar em algum desses pontos, é só me avisar.

Boa sorte na sua jornada!

Olá Filippo tudo bem?? Primeiramente, muito obrigada por me auxiliar. Você clareou meus objetivos ainda mais e, acredito que assim posso ter uma meta mais bem traçada. Estava um pouco perdida pois, não adianta focar em empreendedores ou micro-empresas se existem milhões de tipos de pessoas por trás dessa empresa. Acredito que pelo pacote de serviços e por conhecer bem o nicho de mercado devemos focar na área jurídica, que, acredito necessitar de mais ajuda em relação a criação de marcas, sites, espaços de escritório, assessoria administrativa, entre outros.
O primeiro ponto foi muito bem tratado em seu artigo pois era exatamente nessa situação que nos encontrávamos e, estávamos literalmente focando em vários públicos, ou seja, gastando muito mais energia.
Ao longo do desenvolvimento das etapas continuarei em contato. Muito obrigada!!

@rafaela2086, excelente! Fico muito feliz por ajudar. :slight_smile:

Olá, Rafaela!

Entrei no post pra ter ajuda mas como estou desenvolvendo uma pequeniníssima empresa de moda precisamos da construção de identidade visual da marca inclusive da logo para iniciarmos nossa produção. Você poderia me enviar por email um orçamento com seus pacotes?

jasmim_teixeira@hotmail.com

Aguardo!

ja fiz perfumes contratipo mas qro saber como começar a vender em quantidade e da certo

@rodrigues9980, juntei o seu tópico nesse. Acredito que aqui tenha boas dicas para você, ok?

Boa sorte na sua jornada! :slight_smile:

posso ajudar na criação da identidade visual… email: raphaelbarroscontato@gmail.com