[Novo] Quero atuar com consultoria para pequenos negócios. Por onde

Quero atuar com consultoria para pequenos negócios. Por onde devo começar?

Olá Michele,
A consultoria para pequenos negócios tem muitos desafios. Eu sempre estive andei por esse caminho e consfesso que até hoje não consegui superá-los. O primeiro deles está ligado à esquação custo do tempo do cusultor x capacidade de pagamento do pequeno empresário. Mesmo que o pequeno empresario tenha recursos é bastante comum a visão de que o consultor é um profissional que “lhe quer tomar dinheiro”. Esse pensamento decorre da também comum, premência que ele tem de obter resultados.
Com relação ao custo, não visão do empresário, quase sempre alto, o problema poderia se resolvido com volume ou seja, custo baixo e muitos clientes, mas aí, esbarramos na capacide de produção.
Tenho tentado econtrar um modelo de negocio que pudesse superar os problemas mas não encontrei ainda. Ademais, é preciso ter em conta que o pequeno empresário consegue consultoria de boa qualidade a um custo muito acessível como SEBRAE e outras orgãos públicos. Na minha modesta opinião não creio que consultoria para pequenos negocios, nos moldes tradicionais, possa resultar.

Espero ter ajudado na na sua reflexão