[Novo] Estou com dificuldade para elaborar os níveis das versões de

Estou com dificuldade para elaborar os níveis das versões de meu projeto, sei que o primeiro nível é Alpha, mas não sei ate quando considera-lo como alpha.

Fala Johnny! Vou colocar uma resposta bem resumida e prática pra sua pergunta, ok?

Em teoria, a versão Alpha é quando você começa a fazer testes do seu produto. Geralmente, não se coloca um produto em produção nessa etapa, porque ele pode ter muitos problemas de estabilidade, segurança e de repente alguma funcionalidade que não esteja completamente implementada. Nesse momento, que tem acesso ao seu produto são usuários que irão testar todas as funcionalidades, ou seja, você ainda não liberou para o público, apenas para usuários que você tenha selecionado para te dar feedbacks e para você monitorar sua aplicação.

A versão Beta é um segundo momento onde você já não tem mais funcionalidades para terminar e grande parte dos erros do produto já foram corrigidos. Aqui, geralmente vai se fazer ajustes mais finos em estabilidade, usabilidade, testar um ou outro elemento gráfico pequeno para ver qual fica melhor, fazer teste de carga na aplicação… muitos produtos ficam as vezes anos nesta fase, mesmo com o produto já sendo usado pelo público. Um bom exemplo é o Gmail que ficou anos na fase de Beta, mesmo sendo usado pelo mundo todo. Quem vai definir se seu produto já pode ser considerado como estando na fase final é você.

Respondendo a sua pergunta, eu deixaria o produto na fase Alpha enquanto ele estiver num estado em que você não se sente seguro para abrir para o público “real” usá-lo. Se você ainda está inseguro com algo crítico, seu produto precisa de mais testes. Quando você terminar de implementar as funcionalidades que faltam para a sua versão de lançamento, os bugs críticos forem corrigos, e você tiver feito testes de estabilidade e segurança, talvez faça sentido mudar para Beta. E aí você vai corrigindo as pequenas coisas que faltam, que podem ir surgindo durante um mês ou anos…

Espero ter ajudado!

Para um detalhamento ainda maior sobre estas fases, sugiro que você leia este artigo: https://pt.wikipedia.org/wiki/Liberação_de_software