Não sei se conseguirei retorno financeiro para cobrir o investimento inicial

viabilidade

se conseguirei retorno financeiro para cobrir as despesas com aluguel, empréstimos, funcionários entre outros.

Oi @carine5625, tudo bom?

Esse é um momento bem importante para o futuro do seu negócio e seria importante entender um pouco mais sobre o que você está fazendo/querendo fazer. Como ainda não sei sobre isso, vou dar algumas dicas mais genéricas, mas que podem ajudar.

Eu acredito que tem algumas coisas que você pode fazer para ajudar a entender melhor a sua realidade:

1 - Levantar todas as despesas e custos - Imagino que você tenha feito, mas vale fazer uma análise de qual será o seu gasto por mês, o que pode variar e onde você consegue enxugar gastos se for necessário.

Por exemplo, você já comparou preços de aluguel em outros locais? Será que pode ter menos funcionários do que planejou em um primeiro momento?

Temos 3 jornadas na Clara que podem te ajudar nesse primeiro momento. Eu faria elas nessa ordem:

• Levantar investimento inicial
  • Levantar despesas
  • Analisar capital de giro necessário

2 - Fazer projeções de receitas - Esse é o trabalho mais complexo, porque não depende única e exclusivamente de você, mas pode ajudar a você ter uma noção inicial se conseguirá ter os valores para pagar suas despesas e custos. Aqui você pode:

• Fazer uma projeção baseada no histórico de vendas - se você já tiver algum histórico ou estiver assumindo um negócio que já funcionava.
  • Fazer uma projeção baseada em atividades / investimentos - como no caso de campanhas de marketing online.
  • Fazer uma projeção baseada em concorrentes - caso você consiga informações sobre negócios parecidos em situações similares.

Com as projeções feitas, talvez seja interessante conhecer mais sobre: Escolha de empréstimos e pagamento de financiamento, jornadas também disponíveis na Clara

Espero ter ajudado e qualquer outra dúvida é só me responder, abraços e sucesso na sua jornada!