Meu primeiro desafio

Preciso encontrar o diferencial para o meu negócio, tenho algumas ideias, mas como escolher a melhor?

@brunasouza7681, tudo bem?

Me conta um pouco mais sobre o seu negócio. Não ficou claro se você já tem ele operando ou se está na fase de planejamento.

Acredito que antes de buscar um diferencial, você precise buscar o máximo de conhecimento possível sobre a sua persona principal.

Posso te ajudar nisso, mas queria ler mais sobre o seu negócio antes de entrarmos nesse assunto.

Abraços

Olá Filippo, entrei a muito pouco tempo no Clara, enfim, vamos lá!
Eu gostaria de fazer pães caseiros (gostaria de ressaltar que ja tenho em mente o tipo de pão, é seguredo, pois é uma receita muito saudável e muito saborosa, coisa de família), e com o tempo expandir meu negócio para uma pequena industria. faço engenharia de produção na puc de porto alegre, porém a faculdade apenas nos ensina a administrar industrias já existentes, e não, como abrir empresas. Estou até pensando em entrar na cooperativa da feira do bairro para iniciar as vendas, pois faco estágio e faculdade a noite. não pretendo abrir esse negócio logo, pois quero tem um planejamento muito sólido antes. Meu grande problema é não saber por onde começar e uma sequência lógica de coisas a serem pensadas.

Agradeço o contato
Atenciosamente
Bruna.

Fala, @brunasouza7681! Bem legal a sua ideia. Vou tentar ajudar :slight_smile:

Se eu estivesse no seu lugar, não estaria muito preocupado ainda em fazer um planejamento sólido, pois você tem pouca informação para fazê-lo. Você está na fase de tirar duas dúvidas:

• Eu tenho mesmo um produto viável?
  • Tem demanda para o meu produto?

Acredito que a melhor forma de validar essas duas perguntas é tentando fazer as primeiras vendas já com o preço que você irá cobrar quando tiver a empresa operando.

Para fazer o exercício de precificação, recomendo que olhe esse tópico:

Quando fizer essas primeiras vendas, tenta extrair o máximo de feedbacks honestos o possível para melhorar o seu produto e entender quem seria o seu cliente ideal.

Aí sim vale fazer um planejamento mais profundo, a partir desses dados iniciais.

Uma coisa que deu muito certo aqui no Rio para pequenos produtores artesanais (que começaram assim, pelo menos), foi criar uma comunidade de produtores. Partiram do princípio que pessoas que produzem alimentos saudáveis e sem muitos aditivos também os consomem e criaram uma comunidade para incentivar a troca e o comércio entre eles.

Dá uma olhada no modelo deles: http://www.juntalocal.com/

Acredito que construção de comunidade e eventos possa ser uma grande oportunidade de marketing para esse meio.

Ajudei?

Abraços!