Meu desafio é motivar e incentivar mais os meus funcionários

equipe

Meu desafio é motivar e incentivar mais os meus funcionários a vender os produtos da loja em que trabalho

Olá Victoria, para te responder melhor seria bom saber qual o ramo do seu negocio. Vou te passar um pouco da minha experiencia com varejo em calçados.

Em primeiro lugar é você vender o seu produto para seus funcionários, pois é muito mais fácil eles venderem algo em que eles se identificam e que acreditam. Você pode fazer treinamentos do seu produto, transmitindo conhecimento e passando para seus colaboradores os benefícios e qualidades. Com esse aprendizado eles terão muito mais argumentos na venda.
Outro ponto muito importante é fazer treinamento de venda com seus funcionários, podendo fazer simulação de vendas ou acompanhando a venda deles no salão e passando um feedback logo apos o atendimento. Uma coisa que deve passar como treinamento para eles são os 10 passos da venda.
1-Preparação diária
2- Pré-recepção (postura e concentração)
3- Recepção
4- Sondagem
5- Demonstração – Hora do show!!
6- Vender adicionais
7-Contornar Objeções
8- Fechamento de vendas
9-Cadastro do cliente
10- Finalização

Um ponto que uso bastante é o VI (venda incentivada) ou corridas de venda, a primeira consiste em pagar uma comissão (não precisa ser muito R$1,00 , R$ 2,00) por um determinado produto vendido ou adicionado (você determina o seu critério). Já na corrida faço uma competição entre vendedores (pode ser diária ou mensal) para quem vende mais um determinado produto ou valor. O ganhador recebe uma bonificação (nem sempre precisa ser dinheiro, pode ser um bombom, biscoito, uma folga ou retirada de um produto).

Você também precisa fazer uma pesquisa para saber se a sua forma de comissionamento esta de acordo com o mercado e se os seus funcionários estão motivados em trabalhar na sua empresa. Muito importante ter funcionários motivados na venda, pois eles lidam diretamente com os clientes.

Espero que tenha ajudado, qualquer duvida estou a disposição para tentar ajudar.