Melhorando a taxa de carrinho abandonado

ecommerce
marketing

Olá pessoal!

Atualmente efetuo as vendas dos meus produtos através de um ecommerce e tenho notado uma saída justamente na hora de efetuar o pagamento. O cliente já sabe do preço do produto, já colocou no carrinho e na hora derradeira ele sai. A minha taxa de saída nessa última etapa está em torno de 50%. Oq vcs fazem para facilitar a vida dos clientes nessa etapa? E em caso de abandono de carrinho tomam alguma ação para tentar resgatar esse cliente?

Grande abraço!!

Tiago,

Infelizmente (ou felizmente) a sua taxa de abandono não é nem tão grande. Dá uma lida nessa referência aqui e verá que você está no mesmo barco de uma série de varejistas.

De qualquer forma, existem várias iniciativas que você pode fazer para tentar reduzir essa margem. Seguem abaixo:

1. Testes de usabilidade - acho que não há nada melhor para descobrir os pontos de desistência do seu checkout do que observar um usuário navegando nele. Muitas vezes eu já peguei falhas nos nossos sites assim.

2. Medir - monitorar cada fase do seu processo de compra é importante para saber os motivos da perda. Utilizamos o Mixpanel para isso, mas o Google Analytics também ajuda bastante. Por exemplo, dentro do Analytics você pode clicar em Comportamento > Todas as Páginas. Escolha /carrinho, /cart, enfim, o nome da sua página de carrinho e depois vá na aba Resumo da Navegação. Ali você vai ver quantos de fato saíram do seu site a partir daquela página e quantos passaram para outra página. É possível pegar passos incomuns ali e encontrar erros de usabilidade como um botão a mais que joga para um link que distraia o usuário no processo de compras.

3. Testes A/B - aumentar CTA (botão), trocar texto do botão, eliminar informações que poluam o carrinho são sempre bons testes A/B a serem feitos. Já utilizei o Optimizely e o Visual Web Optimizer para esse objetivo. Parece que o Analytics tem essa ferramenta também atualmente, mas nunca testei.

4. Emails transacionais - emails automáticos para abandonos de carrinho e boletos não pagos são boas pedidas também.

5. Email manual ou ligação - uma coisa que nós empreendedores digitais sempre acabamos deixando de lado, mas considero importantíssimo, é o contato direto com o usuário. Ninguém melhor do que ele para te dizer porque abandonou o carrinho.

6. Retargeting - campanhas de remarketing, vulgo retargeting, podem ser muito úteis nessa hora, por exemplo, você pode fazer uma campanha no adwords apenas para quem passou na página de checkout e não passou na de pedido aprovado. No facebook também é possível, fora ferramentas como a Criteo que são caras, mas nunca vi ninguém usando com ROI negativo :slight_smile:

Talvez eu tenha esquecido algo, mas os outros empreendedores da rede não deixarão passar.

Espero ter ajudado! Bom te ver por aqui

Abraços

Sou gerente em uma loja especializada na venda de rações e preciso de ajuda para entrar no ambiente online

Olá Tiago, tudo bem?

Qual é o seu site?

Vc pode utilizar o Hot Jar para descobrir mais detalhes sobre o abandono:

É uma ferramenta que grava todas as ações do cliente no site, rastreia o mouse por exemplo e vc consegue ver exatamente o que ela faz.