Marketplaces : Principais Desafios

marketplace
ecommerce
marketingdigital

#1

Quais os principais desafios para a criação de um MarketPlace ( comércio eletrônico)?


#2

Fala, @marcelobarcia1356, tudo bem?

Acredito que há desafios tecnológicos e desafios operacionais e de marketing. Eu posso te ajudar com os operacionais e de marketing.

O grande desafio de montar um market-place nesse ponto de vista, é que as suas estratégias de crescimento precisam contemplar uma via de mão dupla: aquisição de clientes e aquisição de vendedores.

Não adianta nada ter muitos clientes navegando no site, sem ter produtos. Não adianta nada ter muitos produtos sem ter usuários navegando. Portanto, o mesmo esforço que você precisará fazer para levar clientes ao site, você terá que fazer para conseguir novos anunciantes de produtos.

Geralmente essa missão é muito sensível, pois os anunciantes já vendem os produtos deles em outros lugares que teoricamente dão certo. E eles vão esperar o mesmo retorno rápido no seu site. Por isso, o seu trabalho de trazer novos anunciantes, “educá-los” e ajudá-los a vender terá que ser constante. E você terá que custear isso apenas com a sua margem de comissionamento.

Para ir por esse caminho, de abrir um market-place, você precisa ter uma estratégia Clara que beneficie os anunciantes. Se eles tiverem fechados contigo, a sua chance de fazer acontecer é bem maior.

Outros dois desafios grandes na gestão de um market-place são controle de estoque e gestão de pagamentos. Quando um cliente fizer uma compra, ele virá se informar sobre a entrega contigo, não com o dono do produto, de fato, e você terá que assumir essa comunicação.

A mesma dificuldade será encontrada nos pagamentos. Quando o produto será liberado para o cliente? E como você tratará as devoluções?

O Mercado Livre resolveu isso criando soluções vantajosas para anunciantes e clientes: Mercado Pago e Mercado Envios.

Para players menores é difícil pensar em soluções desse porte. O que você pode fazer é tentar parcerias com gateways de pagamentos e operadores logísticos, mas terá que investir bastante em um painel administrativo para clientes e anunciantes acompanharem as transações e entregas.

Espero ter ajudado!

Boa sorte na sua jornada!


#3

Muito legal e consistente sua contribuição, Filippo. Realmente, a questão operacional ( logística, comunicação e pagamento) são complexas no caso de marketplaces.

Valeu mesmo!

Um Abraço,
Marcelo