Faturamento anual ultrapassou o limite do MEI

formalização
mei

No ano passado meu faturamento ultrapassou o limite de R$60.000, mas quero continuar como MEI. Que procedimento devo fazer para continuar como MEI?

@mat7266 Até onde eu sei, não há muito o que fazer. Não recomendaria para você fazr qualquer manobra de negligenciar notas fiscais. Acho que você está com um problema bom. Seu faturamento ultrapassou o primeiro teto e agora seria uma boa hora para você pensar em crescimento sustentável do negócio. De forma que o faturamento também represente aumento de lucratividade, mesmo com as mudanças de impostos.

Existe uma jornada da Clara que fala exatamente sobre essa transição entre MEI e ME. Acho que vale muito a pena você dar uma experimentada nela e nos dizer o que achou.

Clique aqui para iniciar a jornada “MEI não é suficiente”

@mat7266 Qual seria a razão para querer continuar como MEI?

Eu passei por essa mesma situação no ano passado e o @Leo tem razão; não tem muito o que fazer além de alterar o tipo de empresa.

Eu buscaria o quanto antes fazer a transição de MEI para ME para não ter problemas com a Receita.

Oi @mat7266 , complementando o @Leo, por uma regra já estabelecida, quando você ultrapassou o limite de R$60.000 do MEI, você automaticamente se torna uma microempresa. Uma questão importante é em quanto você ultrapassou os limites.

1 - Se seu faturamento foi até R$72.000 (20% a mais do que o limite) - você deverá pagar o seu DAS (documento de arrecadação simplificada) do MEI normalmente e também precisará pagar um DAS complementar, que é gerado quando você transmite a sua declaração anual do MEI (DASN-SIMEI).

Nesse caso, a partir de janeiro você já deveria estar pagando o simples como microempresa na alíquota de 4%, 4,5% ou 6% de acordo com a sua atividade exercida.

2 - Se o seu faturamento foi superior a R$72.000, você pode se enquadrar como microempresa (até R$360.000) ou empresa de pequeno porte (se foi entre R$360.000 e R$3.600.000)

Nas duas condições você precisará obrigatoriamente pedir o desenquadramento como MEI do Portal do Simples Nacional. Se quiser saber mais sobre o desenquadramento, recomento a parte de dúvidas do Portal do Empreendedor.

Espero ter ajudado e boa sorte na sua jornada!