Eu gostaria de cancelar meu MEI

legalização
mei

#1

Como faço para cancelar meu MEI?


#2

Para fazer esse cancelamento você precisa dar baixa no seu MEI. Existe um passo a passo simples e prático que vou listar abaixo:

  1. Acessar página de solicitação de baixa - http://www.portaldoempreendedor.gov.br/mei-microempreendedor-individual/baixa_mei

  2. Nessa página, informe seu CNPJ, CPF e Código de acesso do Simples Nacional (caso tenha esquecido, você pode gerar um novo) - se for necessário atualizar seus dados cadastrais, você pode fazer isso aqui - http://www.portaldoempreendedor.gov.br/mei-microempreendedor-individual/ateracao-de-dados-cadastrais

  3. Agora você terá o formulário de baixa. Leia e, se estiver de acordo marque o campo “Declaração de Baixa”, confirme clicando no botão “Continuar”.

  4. Agora você deve ter chegado na tela de conferência de dados. Confira tudo. Se encontrar algum erro, aperte cancelar, se não basta seguir clicando em “Confirmar” e depois “Enviar”

  5. Em seguida será apresentado para você o certificado da condição de empreendedor individual (CCMEI) informando a baixa no registro.

Algumas observações importantes são que essa solicitação é permanente e não pode ser revertida. Então é importante ter certeza de que está fazendo tudo certinho.

Além disso, você precisará entregar o DASN - Simei de extinção (http://www8.receita.fazenda.gov.br/SimplesNacional/Aplicacoes/ATSPO/DASNSIMEI.app/Default.aspx) em uma nova janela que se abrirá e também precisará o pagamento dos valores referentes aos meses em que operou usando o DAS (documento de arrecadação simplificado) que pode ser gerado no PGMEI (http://www.portaldoempreendedor.gov.br/mei-microempreendedor-individual/emissao-de-carne-de-pagamento-das)

Se precisar de mais informações recomendo que você veja o roteiro para dar baixa no MEI no portal do empreendedor - http://www.portaldoempreendedor.gov.br/mei-microempreendedor-individual/roteiro-para-baixa

Se você ainda tiver interesse no MEI, mas estiver com dúvidas temos duas jornadas que explicam mais sobre todas as características para abertura e mudança do MEI para microempresa. Basta acessar a nossa plataforma:

Ao conversar com a Clara, nossa mentora virtual, basta seguir o caminho de novo desafio > formalização > escolher uma das duas jornadas que temos.

Espero ter ajudado e boa sorte na sua jornada!