Disciplina para executar tarefas e cumprir prazos

disciplina
tarefas

Meus desafios se resumem ao meu desenvolvimento pessoal. Gostaria de disciplina para executar todas as tarefas e cumprir horários certos. Como vocês fazem para conseguir? Usam alguma ferramenta que ajuda?

Salve Daniel!

Esse daí é um baita desafio mesmo. Vou tentar falar de algumas coisas que funcionaram para mim.

A primeira e a que eu considero mais importante é ter um autoconhecimento. Saber quais são as suas prioridades. Essa parada de ser produtivo e conseguir fazer muitas coisas ao mesmo tempo para aproveitar melhor o nosso tempo nunca funcionou para mim. Sempre acabava me perdendo, sem falar que temos nossa limitação (o tempo é a maior limitação delas). Então comece tendo em mente qual é a SUA prioridade na semana. Nesse caminho vc vai começar a falar não para algumas demandas e oportunidades. Até hoje eu tenho certa dificuldade em fazer isso, mas tento a cada dia melhorar isso e só aceitar coisas que sejam essenciais para mim.

Isso daí eu já considero metade ou mais do caminho andado. As ferramentas e metodologias vão variar bastante, mas vou falar aqui algumas q funcionam comigo.

Eu começo a semana deixando claro o meu objetivo, escreva aí num caderno qual objetivo vc quer alcançar ao final da semana. Depois eu vou desmembrando em ações que preciso fazer para alcançar esse objetivo. Vou colocando as ações mais urgentes no começo da semana e as demais vou distribuindo ao longo da semana. Uma parada mto legal de fazer é usar algum sistema visual para vc identificar o andamento das ações. Eu misturo um pouco do bullet journal, se vc quiser conhecer mais sobre esse método tem um artigo no meu blog bem legal , vai pegando o q faz sentido para vc. O importante não é vc ter perfeição no método, mas sim FAZER algo q te ajude. Vc pode criar o seu próprio sistema de marcações tb, separar as ações em A FAZER, FAZENDO, FEITO. Pode ser uma ótima maneira tb.

Ao longo do dia sempre vai surgindo novas demandas. Se ela não está dentro do que é essencial para mim eu não faço. Se ela pode ser feita em até 2 minutos, faço logo. Se ela vai demandar mais de 2 minutos eu deixo anotado em um lugar para eu decidir oq fazer depois (agendar para ser feita depois, delegar, planejar melhor depois).

Acho que já falei pra caramba rsrs. Mas te convido a dar uma olhada no blog do Wish Planner. Sempre falamos sobre planejamento, produtividade e organização =) o link é esse http://wishplanner.com.br/blog/

Abração!

Oi Daniel!

A resposta do Tiago foi bem completa, mas posso te ajudar mostrando um fluxo de produtividade que costumar dar muito certo quando o objetivo é lidar com muitas tarefas e saber por onde começar.

Segue um passo a passo:

1 - Listar tudo o que precisa ser feito;
2 - Elencar prioridades em 3 níveis: nível 1 (urgente, é necessário fazer o mais rápido possível), nível 2 importante (tem que ser feito, mas não precisa ser imediatamente) e 3 (é interessante que essa tarefa seja realizada, mas não há uma necessidade imediata);
3 - Depois de listar e classificar cada item por nível de prioridade, crie um calendário semanal determinando dia e horário em que cada atividade deverá ser realizada.

Se o calendário ficar em um lugar visível, as chances de funcionar são maiores.

Espero ter ajudado :slight_smile:

Abraço,