Criar uma empresa de comunicação visual do zero

viabilidade
ideias-de-negócio

Criar uma empresa de comunicação visual do zero, financiar carro, máquina, encontrar pessoal qualificado, entrar no mercado já com concorrentes bem estabelecidos e desenvolvidos

Oi @anderson7138, tudo bom?

Você consegue me explicar um pouco mais de cada um desses desafios que você tem? Acredito que a melhor maneira é dividir cada um deles em algo pequeno e tangível o suficiente para que você consiga chegar em uma solução.

Acredito que o desafio mais importante dos que você listou seja o de criar uma empresa de comunicação visual do zero. Algumas perguntas importantes que me vieram a cabeça e que eu acho que você deveria saber responder são:

• Você sabe quais serviços quer oferecer?
  • Tem conhecimento nesses serviços / pode fazer algo diferente do que já é feito no mercado?
  • Conhece pessoas ou empresas interessadas ou que podem se interessar nesses serviços?
  • Fez um levantamento inicial dos gastos que terá? Tem capital para isso?
  • Chegou a fazer projeções de receitas e viabilidade?

Ainda existe uma série de outras perguntas que são importantes, mas para começar, essa já é uma boa lista. Se você tiver essas respostas, recomendo alguns exercícios importantes.

• Faça o modelo de negócios da sua ideia - esse é um passo inicial bem relevante, já que pode te ajudar a entender melhor como seu negócio vai funcionar e pode te auxiliar na prototipação de novas possibilidades para eles. Se você quiser conhecer mais dessa ferramenta, recomendo esses dois links abaixo:

http://blog.luz.vc/o-que-e/modelo-de-negocio/

Depois desse primeiro exercício e de ter as perguntas respondidas, acredito que você precise testar sua ideia. Se possível, com o menor investimento possível, assim se algo der errado ou se você precisar mudar, não terá investido muito.

Para isso eu já falei em um outro tópico aqui sobre como desenvolver um produto a partir de uma ideia e também temos um outro tópico sobre como começar uma consultoria, que por mais que não seja exatamente o que você quer, tem algumas similaridades:

Espero que essas referências te ajudem e se você falar mais sobre os seus desafios ou próximos passos, eu posso continuar ajudando.

Abraços e sucesso na sua jornada!

Bom dia

Obrigado pelas considerações, segue abaixo respostas:

• Você sabe quais serviços quer oferecer? R: sim, sei, todos
    relacionados a comunicação visual, desde adesivos a letras caixa.
  • Tem conhecimento nesses serviços / pode fazer algo diferente do que já
    é feito no mercado? R: sim, tenho 4 anos de experiência na área, creio que
    conheço bem o ramo e o mercado. Acredito que diferente não, mas posso
    atender regiões que não são atendidas, por isso quero instalar a empresa
    num bairro com potencial e sem atendimento.
  • Conhece pessoas ou empresas interessadas ou que podem se interessar
    nesses serviços? R: Com certeza, já possuo carteira de clientes, ativa e
    inativa (as quais tenho que visitar)
  • Fez um levantamento inicial dos gastos que terá? Tem capital para
    isso? R: Sobre gastos, vou financiar tudo, creio que o gasto fixo girará em
    torno de 9 a 10mil por mês, ou seja, tenho que vender pelo menos 25mil nos
    meses iniciais, já que praticamente todos os serviços serão com entrada de
    40% do pedido.
  • Chegou a fazer projeções de receitas e viabilidade? R: Fiz apenas
    cálculos num rascunho, mas acredito que este é um bom ramo na minha região,
    com um mercado muito grande, e cheio de oportunidades, tenho 25 anos e
    estou ficando velho, não quero começar algo com 50 e achar que deveria ter
    começado antes, se der errado, paciência, posso tentar outra coisa, mas o
    momento pra tentar é este.

Att

Legal saber que você já tem essas respostas @anderson7138. Acredito que você esteja no caminho certo.

Algumas dicas que para esse seu momento é tentar manter a operação (custos fixos) mais enxuta possível e gastar mais com custos dos pedidos quando começar a ter serviços para entregar.

Tem alguma dúvida ou desafio nesse seu momento que você gostaria de uma segunda opinião?

Boa tarde

Obrigado pelas dicas.
Apareceu um desafio gigante rsrs, financiar a máquina que custa R$40.100,00
pelo cnpj, porém ele será novo, não tem histórico, como conseguirei isso?
Somente um milagre creio eu.

Att

Realmente esse é um desafio que não depende só de você. Não sei o que você já procurou, mas existem algumas opções que talvez possam ser para esse seu momento:

• Financiamento no BNDES - Eles tem boas opções para pequenas empresas e aquisição de máquinas - você encontra mais informações aqui - http://www.bndes.gov.br/wps/portal/site/home/financiamento/navegador/micro-pequenas-medias-empresas#/

• Bancos - Se a sua empresa já tiver um banco, provavelmente um dos serviços que ela terá direito é o de financiamento e empréstimos. Apesar de normalmente contar com juros mais elevados, pode ser um caminho. Talvez seja necessário apresentar um plano de negócios ou prospecto do futuro do negócio, além de alguma garantia. Se quiser um modelo, eu recomendo esse - https://luz.vc/planilhas-avancadas/planilha-de-plano-de-negocios-excel

• Investidores anjo, amigos e familiares - Apesar de não ser o caminho mais comum para o elevado valor que você precisa, existem formas que “fogem” das instituições bancárias tradicionais.

Caso consiga um financiamento com um banco ou BNDES, vale muito a pena ficar atento aos juros e condições para pagamento. Se tiver interesse, temos uma jornada da Clara que trata justamente sobre a análise do pagamento de um financiamento (não explica muito como pegar o valor, mas uma vez que você conseguiu, explica sobre os juros, amortizações, diferenças da tabela SAC e Price, etc.) - é essa aqui: Analisar um financiamento

Obrigado mais uma vez pela ajuda, vou pesquisar e ver no que dá, mas nada vai fazer eu recuar na minha ideia, vou dar um jeito e ter minha empresa.

Att

Enviado do meu iPhone

Com certeza @anderson7138!

Se não conseguir o financiamento ou esse alto valor inicial, eu voltaria na dica que eu dei em uma das mensagens anteriores de começar pequeno. Você pode terceirizar a sua produção, alugar a máquina de gráficas já em funcionamento.

Pois é, seria uma opção excelente, porém pra este ramo, os preços são tabelados, ex: adesivo custa 35 reais o metro quadrado, terceirizando, eu conseguiria a 28 o metro quadrado, ou seja, não é viável, com a máquina o valor do metro quadrado de adesivo fica a 9 reais.
Preciso da máquina, mas vou conseguir.

Valeu

Enviado do meu iPhone