Consultoria de Recrutamento e Seleção

equipe
recrutamento
consultoria

Oi! Quero abrir uma consultoria de Recrutamento e Seleção 100% remota; minha ideia é transformar o processo, que hoje é burocrático, formal, caro e engessado, em algo mais direto, com comunicação transparente com o candidato e com a empresa, e principalmente, com um custo mais acessível. No momento, meus maiores obstáculos são: a incerteza de saber se o mercado vai aceitar esse tipo de consultoria; e decidir se devo focar em um nicho específico (TI, por exemplo), ou ser abrangente em relação as vagas.

Agradeço opiniões :slight_smile:

Olá colega! Trabalho na área de RH e já me interessei pela sua ideia! Já temos muita tecnologia aplicada em R&S como entrevistas gravadas e outras. Consegue detalhar um pouco mais este projeto?

Oi Ricardo! A ideia é ter uma consultoria que não segue exatamente o modelo de entrevista formal, que acaba deixando o candidato nervoso e não mostrando todo seu potencial; ter uma comunicação mais direta com a empresa, sem precisar do receio de enviar um e-mail pelo medo de ser mal visto; não ter que esperar ter 3 candidatos por vaga para encaminhar o material para a empresa avaliar, afinal, acredito ser perda de tempo; enfim, alterar o processo e a parte burocrática, sem alterar o resultado e a qualidade da seleção. Como disse, é uma consultoria 100% remota, o que facilita na hora de marcar entrevista com os candidatos, sem conflitos de agenda, agilizando a entrega do material.
Qual sua opinião? Você tem algum projeto em mente?

Oi Janaina. As vezes ficamos matutando uma boa idéia e usamos o nosso dia a dia como justificativa para não coloca-lá em prática ou compartilha-lá. Tenho a idéia de criar um marketplace de serviços de rh, conectando empresas, candidatos e prestadores de serviços PJ ou PF. Estou buscando um sócio! Rs Quer conversar? Está em SP?

Fala, @janainapessanha3789, tudo bem?

Validar uma assessoria no mercado tem uma grande vantagem em relação a outros produtos e serviços: você só precisa investir seu tempo. Não há grandes custos operacionais.

Pelo que eu percebi você tem uma opinião forte e convicta sobre a ineficiência dos modelos padrões de Recrutamento e Seleção atuais e, já deve ter uma ideia de serviço formatada na cabeça.

Agora você está na fase de customer validation (validação de clientes). Será que o público que você está mirando também sente essa dor ou eles estão satisfeitos com os métodos padrão e essa dor é mais sua mesmo? Será que essa dor está presente em alguns nichos e em outros não?

Eu seguiria dois passos a partir daí:

1) Conversar com várias empresas para entender a opinião delas sobre RS - usa a sua rede local inicialmente e a de amigos.

2) Pega as que te deram mais abertura e formula um serviço - a ser prestado inicialmente de graça. Entra em um processo de: prestar o serviço > lições aprendidas > melhorar a oferta. Até o momento em que você ficar segura para cobrar. Se a sua intuição de que há uma demanda não-atendida, se confirmar, provavelmente não vai demorar. Logo nas primeiras oportunidades, você já vai conseguir fazer algo melhor que o tradicional, e é bom que você constrói cases.

A dica chave aqui é usar as próprias empresas para construir um serviço cada vez melhor.

Boa sorte na jornada!

Vai compartilhando as dificuldades aqui que a gente ajuda a resolver.

Consegui ajudar?

Filippo, desculpa a demora!
Conseguiu ajudar bastante, tanto que eu demorei a voltar porque depois de ler sua resposta eu já comecei a correr atrás desses feedbacks :slight_smile:

Muito obrigada!