Conseguir recursos para INVESTIMENTO

investimento
planejamento

Tenho um projeto para montar uma sala de treinamento em vendas, já fiz um plano de negócios. Mas o investimento que preciso de R$ 10.000,00 para montar a sala é difícil, ainda mais quando o CNPJ da gente tem restrições. Alguém já passou por isso e conseguiu levantar o valor? Conhecem alguma entidade que pudesse analisar o projeto e ajudar ou investir?

Como conseguir dinheiro para iniciar um novo negócio?

Olá, @Jacque, tudo bem?

É difícil recorrer a entidades e instituições nesse caso, devido as restrições no CNPJ. As instituições que aceitarem, tentarão jogar as taxas lá no alto. A minha sugestão é que você siga um dos 3 caminhos abaixo:

1. Limpar as restrições no CNPJ

2. Buscar um sócio para esse novo projeto que já acredite no seu negócio para aportar um capital semente (seed money). Nessa faixa de valor, geralmente o aporte vem da sua rede próxima (amigos e familiares).

3. Flexibilizar o modelo de negócio, pelo menos no início. Por exemplo, ao invés de investir os R$10 mil de cara, você pode fazer alguns testes em espaços alugados. Conseguindo rentabilidade ou indícios dela, você conseguirá interessados em aportar o valor com maior facilidade. Evidências práticas são mais valiosas do que um plano de negócios na hora de correr atrás de investimento.

A Clara tem uma jornada que pode te ajudar. Se tiver interesse em vivê-la, entra na plataforma, e, na conversa com ela, escolha Quero abrir um negócio e depois Descobrir se uma ideia é lucrativa.

Espero ter ajudado!

Boa sorte na sua jornada!

Boa noite.

Estou querendo adquirir escritorio de Contabilidade com mais de 35 anos, faturamento mensal torno de r$17.000 mes, e preciso recurso de r$ 170.000,00 como devo proceder.

Obrigado,
ajudou bastante as dicas. Estou na caminhada para conseguir esse investimento e assim que tiver novidades eu divulgarei também.

Abraço

Oi @jaque, complementando a resposta do Filippo, não sei se fez parte do seu plano de negócios, mas acredito que um estudo de viabilidade simplificado possa ajudar bastante a você comprovar que a sua ideia tem potencial.

De forma resumida, o estudo de viabilidade é um fluxo de caixa projetado que te ajuda a visualizar o potencial de retorno do investimento que você deseja. A estrutura que eu costumo utilizar é bem simples.

• Projeção de receitas
  • Projeção de gastos
  • Lucro/Prejuízo projetado
  • Análise de Indicadores

Agora, quanto mais números próximos da realidade você tiver, mais real será a sua projeção e mais convincente o seu projeto será. Por isso que a terceira dica do Filippo de fazer testes e ver o retorno que esses testes tem são tão interessantes e importantes nesse seu momento.

Se você conseguir fazer esses testes para chegar nas projeções que eu mencionei acima, vão ter alguns indicadores que poderão te ajudar na comprovação de que a sua ideia tem potencial. Os que eu acho mais importantes são:

• payback - que é o tempo decorrido entre o investimento inicial e o momento no qual o lucro líquido acumulado se iguala ao valor desse investimento, ou seja, quando você começa a ter retorno mesmo - na jornada indicada pelo Filippo (na conversa com a Clara escolha novos negócios > descobrir se uma ideia é lucrativa) você tem essa explicação e diversas outras de como estruturar um estudo de viabilidade.

• valor presente líquido - de maneira simples, é o calculo de quanto o lucro futuro que você terá subtraídos do seu investimento inicial estariam valendo hoje. Existe uma outra jornada que fala mais sobre esse indicador (na conversa com a Clara escolha novos negócios > investir sem capital próprio).

Espero que essa nova possibilidade te ajude e se tiver algum dúvida em relação ao passo a passo de como fazer o estudo de viabilidade eu recomendo que você converse com a Clara e vivencie as duas histórias que eu mencionei aqui em cima.

Boa sorte na sua jornada!

Obrigado Rafael, gostei do estudo de viabilidade e verei as duas histórias que vc mencionou.
Forte abraço amigão.

@Valter,

Acredito que as dicas do Rafael sejam boas para você também.

@Jacque,

Será um prazer acompanhar a sua jornada!

Abraços

Preciso de um local que atenda à demanda do projeto e parceiros/investidores para viabilizá-lo

Como conseguir dinheiro para iniciar um novo negócio?

Na verdade é meu marido que gostaria de alugar um estacionamento mas no momento não temos o dinheiro que precisamos mas ele já é um microempreendedor pois tem cnpj e paga mei.