Compartilhe sua jornada de Validação de um Negócio online

mvp
planejamento

Já existe um tópico sobre “Como validar uma nova ideia de negócio?” Mas quais boas histórias podemos compartilhar aqui sobre validações rapidamente implementadas para se ter uma ideia da reação do público? Quais ferramentas foram usadas? Quanto tempo se levou para colocar a validação online? Como lidou com o fato de possivelmente não saber programar e não saber quase nada sobre design?

Entenda a categoria Abrir Negócio de Tecnologia e/ou Internet antes de começar!

Compartilhando a minha experiência:

Em um dos meus últimos projetos, eu caí, no que considerei um erro, de criar o melhor site que pude para colocar este negócio em prática. Isso me levou cerca de um mês programando um site. Eu tinha poucas horas no dia para isso e também me faltava muita expertise para criar uma boa interface gráfica. Depois de um mês coloquei o site no ar, e logo nas duas primerias semanas percebi que muitas das ideias que estavam ali deveriam ter sido validadas ante. Claro que um mês não é uma enormidade de tempo, mas foi quase um mês de noites mal dormidas esperando que o projeto conquistasse o coração das pessoas quase imediatamente! Bem, não foi. Na terceira semana eu já estava refazendo tudo.

Em outro projeto depois desse, eu não quis cometer o mesmo erro e pensei numa forma mais rápida de criar uma landing page que anunciasse esse futuro projeto e caso as pessoas estivessem interessadas em saber de novidades, data de lançamento, e acesso exclusivo, cadastrassem seus emails. Levei cerca de 1 semana programando a landing page e colocando no ar. Bem, dessa vez foi mais rápido e pude tirar conclusões mais rápidas antes de sequer iniciar verdadeiramente a plataforma em si.

Já ouvi falar de ideias em que pessoas que não sabem programar criaram uma boa landing page e registraram o domínio .com.br em umas 4 horas e colocaram no ar pra já validar o projeto. Como sou programador, meu primeiro impulso é sempre eu mesmo criar o site programando.

Apesar de conhecer algumas ferramentas para criação de sites sem o conhecimento de programação, nunca fiz uso delas, e confesso que sou curioso pra saber o feedback de pessoas que possam ter usado essas ferramentas e se ficaram satisfeitas.

@anapaulakatsuki e @brunokatsuki4399 devem conhecer algumas! :slight_smile:

Olha só @brunokatsuki4399, o @filippo colocando a gente na fogueira! :stuck_out_tongue_closed_eyes:
Rafa, eu me identifico com o segundo cenário em que pessoas que não conhecem nada de programação (eu! :blush: apesar de ter vontade de aprender)… mas que dá um jeito de colocar o projeto o quanto antes no ar! rs

Devem existir ferramentas mais baratas, mas uma que vc consegue colocar o seu projeto no ar em 1 hora é o Klickpages, ele foi desenhado justamente para quem não conhece nada de programação, já existem modelos, e vc só altera letra, formulário, imagem, vídeo e voilá!

O bacana é que no primeiro mês o custo é de 1 real, o atendimento deles é fantástico, e as configurações são super simples!
Depois do primeiro mês, o valor é 197/mensal e o número de páginas é ilimitado, e você pode configurar vários domínios diferentes…

Eu trabalho com as landing Pages do RD também, mas elas são mais limitadas e integradas diretamente com o email, o que torna o serviço mais completo mas também com um custo mais alto…

Acho que vc vai curtir usar o KP pra validar seu projeto, e lembra feito é melhor que perfeito! hahaha

Agora, como eu disse, com certeza devem existir outras alternativas, essas são as que eu já usei!

Depois me conta qual vc escolheu, quanto mais opções melhor! :blush:

hahaha!

Realmente, o KP é muito bom! Tive preconceito no começo, mas estamos usando essa ferramenta prum monte de coisas!

Já usamos o Wix, e temos dois “embriões” de negócios publicados nele. Como não dominamos nenhuma programação e nem capital para pagar alguém que domine, tiramos as ideias da cabeça e colocamos no Wix. O único problema do Wix, até então, é que ele deixa sua página lenta para carregar, e acaba perdendo pontos no ranqueamento do Google, e pra ajudar, não tem funcionalidades avançadas de SEO.

Mas temos essa premissa na cabeça: “Feito é melhor que perfeito”!

Valeu!

Caro Rafael , tambem sou desenvolvedor e daqueles dinossauros, por isso a primeira coisa que faço e não fazer nada antes de colocar tudo no papel, pois no papel escrito a lapis ou em postits a ideia pode mudar muito facilmente e sem dor. Uso tambem muito CMS como o Jomla o WP e tudo o que possa ser feito rapido, feito pra mim e melhor que perfeito, custei aprender isso. E depois o que mais tenho feito e mudar tudo, e adaptar as minhas ideias ao que o cliente quer, pois e ele que paga não e mesmo. Uso muito tambem agile que e perfeito pra gerenciar coisas que mudam. Tenho cadastro no registro.br e faço eum mesmo quase tudo, outra coisa que estou mudando, delegar tarefas, aumenta a nossa quantidade de braços, sucesso pra ti.

Rafael, eu creio que a forma como o público foi levado à landing page seja mais relevante do que ela própria. Como vc já deve ter observado, em muitos casos o problema não está no site em si, mas onde buscamos nossos clientes em potencial.

Uma forma simples de obter feeback seria com facebook. fazendo por exemplo uma campanha de anuncios destes de concursos de multipla escolha, oferecendo sempre algo ao seu prospecto em troca da participação.