Como vender para Shoppings e centros comerciais?

shoppings
vendas
prospecção

Eu desenvolvo aplicativos mobile e tenho interesse em comercializa-los para grandes centros comerciais, shoppings etc como e-commerce. Alguém tem experiência nesse tipo de venda?

Oi Anderson,

Tudo bom? Eu, pessoalmente, não tenho experiência de negociações com shoppings. No entanto, aproveitei esse seu desafio para conversar com um amigo que já fez alguns projetos e ele me passou a seguinte dica: busque os grupos controladores do shopping e não o shopping individualmente, pois eles não decidem nada.

Espero que ajude!

Abraços

@andreson, tudo bem?

A dica do @leandro é boa, por aí mesmo. Eu acrescentaria que você deve separar seu processo de vendas em 2 partes:

1. Prospecção - esforços concentrados em gerar boas oportunidades/contatos (leads). Há várias formas de fazer isso, desde a proatividade de buscar bons contatos de shoppings e lojistas dentro do seu networking e de amigos, até um processo que inverta isso e faça os players te procurarem. Para tal, você terá que agregar bastante autoridade a sua marca, mostrar que entende de shoppings e estar presente em todas as publicações desse meio. Um bom trabalho de assessoria de imprensa também é recomendado. Os leads levantados devem ser passados para a segunda etapa:

2. Vendas - uma equipe de vendas que performa bem trabalha com leads qualificados e um processo muito bem estruturado, baseado em perguntas (e jobs to be done) e validações ao longo dele. Eu já contratei o Hubspot e vou dizer que foi uma mega aprendizado entender como cada reunião tinha argumentos, perguntas e gatilhos muito bem definidos para conduzir o cliente em direção do fechamento do negócio.

Eu não sei ainda o tamanho da sua empresa, mas se você está na fase inicial, nem preciso dizer que você e seus sócios terão que acumular essas funções. Aproveite para ir estruturando os processos.

Consegui te ajudar?

Boa sorte na sua jornada!

Abraços