Como vender para Shoppings e centros comerciais?

shoppings
vendas
prospecção

#1

Eu desenvolvo aplicativos mobile e tenho interesse em comercializa-los para grandes centros comerciais, shoppings etc como e-commerce. Alguém tem experiência nesse tipo de venda?


#2

Oi Anderson,

Tudo bom? Eu, pessoalmente, não tenho experiência de negociações com shoppings. No entanto, aproveitei esse seu desafio para conversar com um amigo que já fez alguns projetos e ele me passou a seguinte dica: busque os grupos controladores do shopping e não o shopping individualmente, pois eles não decidem nada.

Espero que ajude!

Abraços


#3

@andreson, tudo bem?

A dica do @leandro é boa, por aí mesmo. Eu acrescentaria que você deve separar seu processo de vendas em 2 partes:

  1. Prospecção - esforços concentrados em gerar boas oportunidades/contatos (leads). Há várias formas de fazer isso, desde a proatividade de buscar bons contatos de shoppings e lojistas dentro do seu networking e de amigos, até um processo que inverta isso e faça os players te procurarem. Para tal, você terá que agregar bastante autoridade a sua marca, mostrar que entende de shoppings e estar presente em todas as publicações desse meio. Um bom trabalho de assessoria de imprensa também é recomendado. Os leads levantados devem ser passados para a segunda etapa:

  2. Vendas - uma equipe de vendas que performa bem trabalha com leads qualificados e um processo muito bem estruturado, baseado em perguntas (e jobs to be done) e validações ao longo dele. Eu já contratei o Hubspot e vou dizer que foi uma mega aprendizado entender como cada reunião tinha argumentos, perguntas e gatilhos muito bem definidos para conduzir o cliente em direção do fechamento do negócio.

Eu não sei ainda o tamanho da sua empresa, mas se você está na fase inicial, nem preciso dizer que você e seus sócios terão que acumular essas funções. Aproveite para ir estruturando os processos.

Consegui te ajudar?

Boa sorte na sua jornada!

Abraços