Como validar uma nova ideia de negócio?

validação
ideias-de-negócio

Tenho uma ideia mas não tenho desenvolvedores e sabedoria para testá-la!

Compartilhe sua jornada de Validação de um Negócio online

Fala Daniel!

Tudo bom? Acho que consigo te ajudar com seu desafio, mas você poderia explicar ele um pouco mais detalhado? Assim acho que as sugestões ficam mais precisas.

Abraços!

@danieldias existem muitas formas de se testar uma ideia de negócio. Seria muito bom saber o segmento que quer atuar e um pouco mais de detalhes para ajudar mais, mas já vi que parece ser um negócio digital.

1- Você pode conversar com pessoas (mais ou menos umas 50 rs) e explicar a sua ideia. Veja o que as pessoas tem a dizer. Veja se ela entendem, quais são suas dúvidas e o que elas sugerem. Esse é um bom primeiro passo para ajudar nessa validação, mas logo você vai ter que ir pra etapa 2.

2- Uma das práticas mais vistas é o desenvolvimento de uma página de “em breve” explicando a ideia do negócio e criando uma lista de espera (capturar email para as pessoas serem avisadas qnd lançar ou receberem convite exclusivo como early adopters). Anúncios no Google e Facebook ADS + posts em blogs e grupos podem ajudar nessa divulgação. Isso é muito bom, mas se você recebe um bom volume de cadastros nessa Landing, vai ter que apresentar algo para os clientes indo para a etapa 3.

3- O tal do MVP! Pega sua ideia, enxuga ela ao máximo e coloca no ar o básico que ela precisa para ser um produto funcional, mas cortando tudo que não for mega fundamental.

Perceba que em todos os casos você vai precisar expor suas ideias para o mundo. Não tenha medo! O mundo está cheio de ideias, mas pouca gente tem coragem para executar. Ninguém vai roubar a sua ideia! rs

Boa sorte na sua jornada!