Como validar uma nova ideia de negócio?

validação
ideias-de-negócio

#1

Tenho uma ideia mas não tenho desenvolvedores e sabedoria para testá-la!


Compartilhe sua jornada de Validação de um Negócio online
#2

Fala Daniel!

Tudo bom? Acho que consigo te ajudar com seu desafio, mas você poderia explicar ele um pouco mais detalhado? Assim acho que as sugestões ficam mais precisas.

Abraços!


#3

@danieldias existem muitas formas de se testar uma ideia de negócio. Seria muito bom saber o segmento que quer atuar e um pouco mais de detalhes para ajudar mais, mas já vi que parece ser um negócio digital.

1- Você pode conversar com pessoas (mais ou menos umas 50 rs) e explicar a sua ideia. Veja o que as pessoas tem a dizer. Veja se ela entendem, quais são suas dúvidas e o que elas sugerem. Esse é um bom primeiro passo para ajudar nessa validação, mas logo você vai ter que ir pra etapa 2.

2- Uma das práticas mais vistas é o desenvolvimento de uma página de “em breve” explicando a ideia do negócio e criando uma lista de espera (capturar email para as pessoas serem avisadas qnd lançar ou receberem convite exclusivo como early adopters). Anúncios no Google e Facebook ADS + posts em blogs e grupos podem ajudar nessa divulgação. Isso é muito bom, mas se você recebe um bom volume de cadastros nessa Landing, vai ter que apresentar algo para os clientes indo para a etapa 3.

3- O tal do MVP! Pega sua ideia, enxuga ela ao máximo e coloca no ar o básico que ela precisa para ser um produto funcional, mas cortando tudo que não for mega fundamental.

Perceba que em todos os casos você vai precisar expor suas ideias para o mundo. Não tenha medo! O mundo está cheio de ideias, mas pouca gente tem coragem para executar. Ninguém vai roubar a sua ideia! rs

Boa sorte na sua jornada!