Como ser um empreendedor de sucesso?

inspiração

#1

como ser um empreendedor de sucesso


Como posso me tornar uma empreendedora de sucesso?
#2

Gostaria de ser uma empreendedora só que ainda não sei o que fazer para ter lucro. O que devo fazer pra ser uma empreendedora de sucesso?


#3

Olá, @cristiane3436 e @ola-meu5045, tudo bem?

A primeira dica que eu posso dar para vocês serem empreendedoras de sucesso é não mirar em ser uma empreendedora de sucesso. Muito menos colocar o lucro como principal indicador de sucesso na jornada empreendedora. O lucro é uma consequência e ele só vem se assim for tratado.

O empreendedorismo nasce quando você decide usar as suas habilidades e interesses para ajudar em uma dor ou uma mera demanda não atendida de um público específico. Para descobrir essa “dor”, você deve mergulhar no universo desse público: por que a oferta tradicional não atende eles? Quais os sonhos em comum dessa tribo? E os medos? Quem influencia eles?

Quando você gera empatia suficiente para decidir ajudar essa tribo, você começa a desenvolver ainda mais as suas habilidades para criar algo cada vez mais incrível e nada mais te para.

As definições de sucesso mesmo são muito diferentes de empreendedor para empreendedor. Alguns querem dinheiro, outros completar um propósito. A maioria mesmo, pelo que eu conheço, começa por querer uma vida mais flexível e saudável: liberdade geográfica e de horários, convívio com os filhos, uma semana equilibrada. Aos poucos vai desenvolvendo o senso de propósito de criar uma oferta cada vez mais incrível para alguém.

E se você está fazendo algo incrível para um grupo de pessoas, pode ter certeza que o lucro vem.

A característica essencial do empreendedor, na minha opinião é a curiosidade. A vontade de descobrir o novo e de interagir com culturas diferentes. Isso dá uma visão de mundo que torna o empreendedor capaz de pensar em soluções diferentes e fora da caixa para qualquer coisa que apareça na frente dele.

A principal dica que eu dou para desenvolver esse senso é abrir totalmente a cabeça. Existe um conceito sobre T-shaped people, ou seja, pessoas em formato de “T”, que são as que tem uma visão mais holística, ao contrário das I-shaped people, que possuem visão mais fechada.

O que te faz uma T-shaped people é a quantidade de experiências diferentes que você vive na vida. Se você sempre faz as mesmas coisas, lê os mesmos livros, tem os mesmos hobbies e faz as mesmas viagens, sua visão de mundo vai ser sempre fechada. Você não vai conseguir gerar empatia com pessoas diferentes por não ter vivido nenhuma experiência diferente.

Acho que é isso… Boa sorte na jornada de vocês! :slight_smile:


Meu maior desafio é encontrar um ponto inicial. Como eu devo me preparar?