Como ser um empreendedor de sucesso?

inspiração

como ser um empreendedor de sucesso

Como posso me tornar uma empreendedora de sucesso?

Gostaria de ser uma empreendedora só que ainda não sei o que fazer para ter lucro. O que devo fazer pra ser uma empreendedora de sucesso?

Olá, @cristiane3436 e @ola-meu5045, tudo bem?

A primeira dica que eu posso dar para vocês serem empreendedoras de sucesso é não mirar em ser uma empreendedora de sucesso. Muito menos colocar o lucro como principal indicador de sucesso na jornada empreendedora. O lucro é uma consequência e ele só vem se assim for tratado.

O empreendedorismo nasce quando você decide usar as suas habilidades e interesses para ajudar em uma dor ou uma mera demanda não atendida de um público específico. Para descobrir essa “dor”, você deve mergulhar no universo desse público: por que a oferta tradicional não atende eles? Quais os sonhos em comum dessa tribo? E os medos? Quem influencia eles?

Quando você gera empatia suficiente para decidir ajudar essa tribo, você começa a desenvolver ainda mais as suas habilidades para criar algo cada vez mais incrível e nada mais te para.

As definições de sucesso mesmo são muito diferentes de empreendedor para empreendedor. Alguns querem dinheiro, outros completar um propósito. A maioria mesmo, pelo que eu conheço, começa por querer uma vida mais flexível e saudável: liberdade geográfica e de horários, convívio com os filhos, uma semana equilibrada. Aos poucos vai desenvolvendo o senso de propósito de criar uma oferta cada vez mais incrível para alguém.

E se você está fazendo algo incrível para um grupo de pessoas, pode ter certeza que o lucro vem.

A característica essencial do empreendedor, na minha opinião é a curiosidade. A vontade de descobrir o novo e de interagir com culturas diferentes. Isso dá uma visão de mundo que torna o empreendedor capaz de pensar em soluções diferentes e fora da caixa para qualquer coisa que apareça na frente dele.

A principal dica que eu dou para desenvolver esse senso é abrir totalmente a cabeça. Existe um conceito sobre T-shaped people, ou seja, pessoas em formato de “T”, que são as que tem uma visão mais holística, ao contrário das I-shaped people, que possuem visão mais fechada.

O que te faz uma T-shaped people é a quantidade de experiências diferentes que você vive na vida. Se você sempre faz as mesmas coisas, lê os mesmos livros, tem os mesmos hobbies e faz as mesmas viagens, sua visão de mundo vai ser sempre fechada. Você não vai conseguir gerar empatia com pessoas diferentes por não ter vivido nenhuma experiência diferente.

Acho que é isso… Boa sorte na jornada de vocês! :slight_smile:

Meu maior desafio é encontrar um ponto inicial. Como eu devo me preparar?