Como renovar meu negócio?

inovação

#1

Trabalho com design. Tenho muita experiência com design gráfico, especialmente em jornais e revistas. Minha empresa sempre recebia muitas encomendas de empresas e órgãos do governo. Nos últimos 10 anos, esse trabalho acabou. Deu espaço para os trabalhos em formato digital. E minha empresa foi junto. Atualmente, faço trabalhos para a web. Meu diferencial é o design da informação. Entretanto, não consigo o montante de clientes e contratos que conseguia antes.


#2

Fala @anstsaraujo, tudo tranquilo?
Eu queria entender melhor esse teu desafio, deixa eu te fazer algumas perguntas:

  • Você acha que teu problema maior está na demanda do tipo de trabalho que você faz? Ela caiu nos últimos anos? Ou ela ainda se mantém, mas você está com mais dificuldades de fechar os trabalhos?
  • O que você já tentou pra ter mais clientes? Aumentou o portfólio? Investiu em uma equipe comercial?

Conta mais um pouco da tua história e o que tu já fez em termos de renovação no negócio, até pra ninguém aqui falar algo que você já tentou! :slight_smile:

Abração!


#3

Acho que a demanda que eu tinha mudou. O produto impresso não é mais aquele…
Exatamente por isso, mudei as competências da empresa. Atualmente, estou preparado para os produtos digitais. Só que o conjunto de clientes e de demandas mudou. No antigo mercado do impresso, eu sabia muitas nuances e elementos que me davam as chaves da negociação. Se eu sentasse para discutir com um cliente, era contrato fechado. Atualmente, mesmo aqueles que entendem a proposta exitam em investir. Não sei se é da natureza dessa nova maneira de investir em comunicação, ou eu é que não estou conseguindo ver algo que está travando as coisas…


#4

Pra deixar mais claro, continuo tendo acesso ao público-alvo. Não tenho dificuldade de achar pessoas interessadas em me ouvir. Difícil é fechar negócio.


#5

Maneiro @anstsaraujo, já deu pra entender um pouco mais do teu desafio.Não existe um caminho certo para achar a solução, mas algumas coisas que passaram pela minha cabeça lendo o que você escreveu:

  • Já levantou com esses possíveis clientes os motivos que eles levaram para não fechar os projetos contigo? O que leva eles a hesitarem na hora de fechar um contrato? Se você tem essa informação, compartilha com a gente. Se não tiver, acho bem maneiro correr atrás para conversar com alguns e tentar entender esses motivos.

  • Você tem uma equipe de vendas ou é só você que faz essas vendas? Aliás, como funciona teu processo? Sabe em qual etapa os teus clientes costumam desistir mais (antes de você enviar uma proposta, depois do envio da proposta, etc.)?

  • Nessa mudança para o novo mercado, você chegou a se especializar mais (fazer cursos e etc.) ou trouxe algum especialista para a equipe? De repente vale trazer um especialista desse tipo de mercado para o teu time. Um cara que já está dentro do mercado pode te dar mais informações do que você está fazendo errado ou entender melhor as expectativas dos clientes.

To gostando desse papo, vamos continuar trocando que acho que pode sair coisa boa daqui! :smiley:


#6

Olá, @anstsaraujo. Acho que consegui entender um pouco mais o seu desafio. Também sou designer e também já trabalhei muito com impressos. O movimento do mercado me fez migrar rapidamente para o mercado digital. E o mercado digital não significa apenas sites e hotsites. O mercado digital também é feito de peças digitais como emails, banners, etc.

Projetos digitais têm um custo relativamente alto e a concorrência é grande. É natural que seus prospects queiram pesquisar mais para achar melhores preços e serviços. Trabalhar a imagem e apresentação da sua empresa conta muito. Saber o que você já fez e quais resultados a empresa já teve são essenciais.

Ao contrário da mídia impressa, o mundo digital é 100% focado em resultados. Isso porque conseguimos medir tudo. Desde pessoas que viram um site, de onde vieram, como interagiram e até mesmo quanto de scroll as pessoas fazem em cada uma de suas páginas.

Então, para vender um projeto digital, sugiro que você foque mais nos resultados que esse projeto pode trazer para seus clientes. Isso somado a uma boa apresentação e bom histórico de trabalhos anteriores lhe trarão a confiança necessária para que você tenha mais facilidades para fechar negócio.

Além disso, existe também a questão de preço. Veja seu sua precificação está condizente com a percepção de valor do seu prospect. Se você cobra muito acima é ruim. Se cobra muito abaixo, tão ruim quanto porque te desvaloriza e te coloca em situação duvidosa.

Uma vez ouvi um profissional responsável por fazer cotações dizer o seguinte:

Sempre excluo o preço mais alto e o preço mais baixo logo de cara. Trabalho com os preços médios, pois essas empresas sempre são mais confiáveis.

Conclusão: tente associar mais o design digital com o marketing digital para abrir seu leque para performance. Assim você venderia serviços mais completos com foco em resultados mais palpáveis para seus clientes.

Espero ter ajudado em algo.
Boa sorte na sua jornada!