Como projetar faturamento de um novo negócio?

financeiro
planejamento

Como fazer previsão de faturamento para um novo negócio?

Fazer a projeção de um novo negócio é bastante difícil. O ideal é trabalhar em cima de um conjunto de premissas e metas de vendas. Vou explicar melhor.

Premissas são números absolutos ou taxas essenciais e que servem de base para um raciocínio, para um estudo que levará a uma conclusão. Por exemplo, você pode assumir a premissa de que sua capacidade de vendas é de 10 projetos por mês. Mais do que isso você não dá conta. Ou que o ponto da sua loja só é capaz realizar 100 vendas por mês. Você pode também assumir que terá uma taxa de conversão de 10% entre o número de propostas feitas e número de projetos vendidos. E assim por diante. Apesar de algumas premissas serem baseadas em dados reais, a maior parte delas será uma espécie de “chute” bem fundamentado.

Metas são números que você vai perseguir e tentar atingir como resultado. Por exemplo, você pode colocar uma meta de vender 2 projetos por mês para conseguir se bancar financeiramente. Ou conseguir atrair 5 clientes por dia para sua loja. Seja qual for a sua meta, ela precisa ser desafiadora mas alcançável.

Premissas e metas, em conjunto, vão formar a base para sua projeção de faturamento. Depois é só jogar isso numa planilha de excel, fazer alguns cálculos e começar a brincar com números até fazer mais sentido para você.

@claudionor, tudo bem?

Complementando as dicas do @daniel, quando eu planejo financeiramente uma empresa que ainda não existe, faço duas coisas adicionais:

1) Cenários - acredito que a grande incerteza se dá na projeção de receitas. A gente não sabe quanto vai vender. Por isso, vale ter um modelo pés no chão e ter planos para outros cenários. “E se o crescimento for mais lento?”, “E se eu vender metade disso?”. Exercitar esses cenários e montar novos modelos de comportamento dos gastos com base neles.

2) Planejamento x Projeção x Realizado - como o planejamento de uma empresa que está começando é mais incerto, o horizonte de revisão deve ser menor. Por isso, costumo trabalhar com 3 documentos:
Planejamento - é o que eu faço no início do período. Ele não será mudado, pois é a meta a ser perseguida.
Realizado - é o que está acontecendo de verdade.
Projeção - são as revisões que faço mensalmente. Por exemplo, se o meu planejamento previa um lucro de R$1.000 em janeiro, e o realizado foi -R$5.000, eu monto uma tabela de janeiro a dezembro colocando o resultado realizado em janeiro e monto uma nova projeção de fevereiro a dezembro com uma única regra: projeção + realizado = planejamento, ou seja, em algum momento da nova projeção, preciso recuperar os R$6.000 que estou em déficit em relação ao plano. Todo mês repito o processo.

Não sei se ficou confuso. Conseguiu entender?

Espero ter ajudado!

Boa sorte na sua jornada!

Tenho uma planilha de planejamento, e posso lhe auxiliar, para adequá-la a realidade de sua empresa!

Contato:

rogerionasc10@gmail.com

(61) 9 9358-4812

Poderia me enviar? trediguieri@gmail.com

Obrigado