Como organizar os dados dos meus clientes?

mailing
crm
marketing

Desde que comecei a empresa, separo meus clientes em grupos no próprio gmail, de acordo com o interesse deles (trilhas, yoga, viagens, etc).
Facilita na hora de enviar e-mail, pois consigo enviar para os determinados grupos, mas acho que é muito manual e exploro pouco o potencial dessa base, pois não tenho data de nascimento nem qualquer outra informação que poderia ser aproveitada em alguma campanha de marketing.
Não sei como fazer isso agora, se envio algum e-mail com pesquisa ou questionário e simplesmente solicito esse tipo de informação ou se é muito invasivo (tenho pavor de ser vista como spam e hoje em dia envio cerca de 2 ou 3 e-mails marketing por mês para a base).
Alguém já fez algo parecido para compartilhar?
Muito obrigada!
Beijos

Oi Joana, tudo bem?
Só de você ter a sua base de clientes segmentada entre os interesses já é um grande adianto e não tem problema nenhum enviar uma pesquisa para saber mais sobre eles.
Para fazer a sua pesquisa, você pode usar algumas ferramentas como o Survey Monkey ou o Google Forms. Não sei qual ferramenta de email você usa para disparar seus emails, mas se usa o Mailchimp, aconselho a usar o Survey Monkey, pois eles conseguem se integrar e os dados da pesquisa já ficam vinculados no cadastro de quem respondeu, centralizando todas as informações.
E não fica se preocupando se vai ser invasivo. Deixa claro que é opcional e teu objetivo é melhorar o teu serviço e o valor que você entrega.

Outra coisa: existem outras formas de enriquecer os seus cadastros, sem necessariamente pedir os dados numa pesquisa para eles. Em Marketing existe o processo de nutrição de leads que, resumindo bem, consiste em você ir oferecendo conteúdo a mais para o seu lead e em troca ele vai te dando mais informações que você julga importante saber sobre ele, qualificando-o cada vez mais. Aqui tem um post bacana que você pode ler sobre o assunto.
Ou seja, no futuro você pode pensar em algum tipo de coisa a oferecer para seus clientes em troca dessas informações, também! :smiley:

Espero ter te ajudado, Joana e não esquece de falar se ficou com alguma dúvida ou dificuldade! :slight_smile:

Olá Diogo!
Muito obrigada por toda a ajuda.
Eu ainda não uso nenhuma ferramenta, disparo pelo próprio gmail e apenas separo quando quero disparar para a base toda e o gmail não suporta (minha base hoje tem cerca de 600 e poucos contatos).
Vou ler o post e pensar em alguns dos dois modelos de formulários.

Mais uma vez, muito obrigada!
Abraços!

Por nada, Joana. Qualquer coisa, só gritar que estamos aí! :slight_smile:

Agora, quanto a disparar pelo próprio Gmail, aconselho que você dê uma olhada depois no Mailchimp. É uma ferramenta para disparar Email Marketing, gratuita até um certo número de contatos, e que, tenho certeza, vai te ajudar bastante na hora de gerenciar esse pessoal todo na hora de segmentar e envia as suas campanhas!

Quando quiser, podemos trocar uma ideia sobre isso também! :smiley: