Como me diferenciar de concorrentes?

ux
marketing

A minha empresa existe há 23 anos e é referência e líder de mercado. Nos últimos anos esse mercado teve muita aparição na mídia e uma (talvez até falsa) impressão de grande crescimento. Assim começaram a surgir muitos concorrentes (cresceu também a demanda por novos franqueados nossos, mas esse não é o nosso foco). Um dos problemas é que esses novos concorrentes nascem com nomes quase iguais aos nossos e identidades visuais (cores, logo, tudo) praticamente iguais à nossa. A ponto de confundir clientes, parceiros e concorrentes antigos. Contra os maiores, estamos tentando interceder por vias legais, mas é muito burocrático e demorado. Fora que a quantidade de pequenos é muito grande. Não sabemos se as vias formais darão mais trabalho do que benefício. Começou a surgir a ideia de mudarmos totalmente a identidade visual, mas isso tomaria tempo também e tem o risco de perdermos a identidade dentro do mercado. Dúvida cruel.

Gerenciamento Centro Auditivo (AASI)
Como criar uma empresa de marketing digital
Como devo estimular a clientela a desejar meu produto

@nicballalai Eu sou designer e muitas vezes me vi em situações muito semelhantes a sua tendo que mudar a identidade visual de empresas. Algumas vezes para dar um novo “ar” e outras para ajudar na diferenciação e novo posicionamento da marca.

Como você mesma já citou, as empresas copiaram o nome e a identidade da sua empresa. Uma mudança radical de identidade pode gerar o problema de falta de identificação e ainda estará passível de ser copiada novamente pelos concorrentes.

A minha sugestão pessoal é de não mudar a sua identidade em função desse problema. Talvez o trabalho de fidelização e contato frequente com seus clientes ajude nesse quesito. Como não sei exatamente do que se trata a sua empresa, não poderia me aprofundar muito mais que isso.

Espero ter ajudado, mesmo que um pouquinho =)

Boa sorte na sua jornada!

@Nicole,

Eu não sei qual é a realidade de vocês agora, mas à princípio, também não mudaria não. Hoje em dia a força da marca está muito mais ligada a experiência do usuário e ao posicionamento do que a identidade visual em si.

Se outras empresas estão te copiando, é sinal de que você está fazendo mais coisas certas do que erradas, certo?

Eu investiria tempo conversando com os seus clientes para descobrir quais são essas coisas certas que estão sendo feitas que eles e a concorrência estão valorizando em vocês e, a partir daí, traçaria um plano para ser ainda mais referência nisso.

Refazer a identidade visual do seu negócio não te protege contra novas cópias.

Um exemplo que eu te dou é o caso da LUZ Planilhas. Muita gente tentou copiar a gente. Todo mês aparecia um caso. Mas os “piratas” nunca perceberam que nossos clientes eram fiéis e divulgavam a gente, não por causa do produto, mas sim pelo atendimento, suporte e pela forma como falávamos de empreendedorismo e gestão. Eles acabavam durando pouco.

Espero ter te ajudado!

Oi Nicole, tudo bem?
Minha sugestão é muita próxima a do Fillipo.
O trabalho de Branding é muito maior do que um trabalho de padrões estéticos. A forma como você trata seu cliente, cuida de seus produtos/serviços e funcionários, a experiência em suas lojas e o sentimento que os clientes tem pela sua empresa falam muito mais de você do que uma identidade visual.
Todas as grandes marcas convivem com esse tipo de “problema” que eu considero mais um elogio, uma reverência ao bom trabalho, do que uma ameaça de fato.
Minha sugestão é continuar a busca pela excelência do serviço, esse é o diferencial que mantém distantes você e a concorrência que pode até copiar rapidamente um padrão visual, mas vai precisar trabalhar muito pra ter know-how no seu mercado.

Oi Nicole.
Tudo bem?

A única coisa que seus concorrentes não podem copiar é a reputação da sua marca. A identidade visual, o produto/serviço e até o estilo de comunicação podem ser copiados, mas a forma como o serviço é prestado (ou o produto é vendido), o atendimento diferenciado, os estímulos e sensações que desperta (brandsense), o PDV ou canal de venda são únicos e exclusivos. Se estão copiando é sinal que a sua empresa está fazendo um bom trabalho. Continue em frente, melhore ainda mais o branding da sua empresa, zele pela reputação, fortaleça o marketing e descubra novas formas de promover os atributos emocionais que diferenciam sua marca dos concorrentes. Na verdade é importante estudar as peculiaridades do seu mercado e da marca, mas quanto mais a sua proposta de valor for única e o consumidor perceber isso, mais forte é a sua empresa. Não entre na batalha suja deles. Promova a diferenciação e a inovação.

O meu maior desafio esta na criação de uma melhor estratégia para poder ir avante com o meu negocio uma vez que me instalo num ciclo de concorrentes fortes o que devo fazer para combater as ameaças sendo novo no mercado

@franciscosabino8480, tudo bem?

Juntei o seu tópico aqui, pois ambos falam do mesmo assunto e aqui tem boas dicas para você.

Outro tópico que pode te ajudar é:

Para sobressair frente a concorrentes estabelecidos, eu focaria muito em experiência do usuário. Quem é seu principal cliente, o que ele valoriza e como está a jornada dele de contato com seu produto?

Um tópico no qual falamos sobre isso é esse daqui: