Como iniciar uma associação sem capital para a formalização?

formalização
associação

Estou no processo de legalização da associação e não temos dinheiro suficiente para realizar o processo de registro.

Fala, @marcio7763, tudo bem?

Qual é a finalidade da associação e como você está fazendo o processo de registro?

Abraços

Filippo, tudo bem?

A Associação está voltada para o desenvolvimento local, especificamente, Itaim Paulista, compreendendo a aplicação dos fundamentos do empreendedorismo e gestão em micro e pequenas empresas, bem como em organizações sociais.

Para o processo de registro temos consultado um advogado. Ainda temos algumas dúvidas em relação a manutenção da Associação.

Se você puder colaborar com suas experiências e conhecimentos, agradecemos enormemente.

E nos colocamos à disposição

Grande abraço.

Olá Márcio, tudo bem?

Parabéns pela inciativa, espero que vingue! :wink:

Sobre a questão “de não ter dinheiro suficiente para realizar o processo de registro” e o que vier também em termos de manutenção da Associação, um caminho possível pode ser o crowdfunding (financiamento coletivo).

Não sei se você já ouviu falar, mas é um modelo baseado na economia colaborativa que funciona basicamente como uma vaquinha online em que tu oferece recompensas (tangíveis ou não) em troca de apoio financeiro para tirar seu projeto do papel. O legal é que também serve como uma forma de ajudar a validar a sua ideia.

Recentemente tive uma boa experiência com isso, pois consegui arrecadar um pouco mais de R$6.00,00 em 20 dias, o que foi suficiente para fundar uma rede de mobilização social e ativismo aqui na minha cidade.

Na ocasião, tivemos suporte e usamos a estrutura de tecnologia da organização que está por trás dessa rede (Nossas), mas existem várias opções no mercado e que você pode conferir no link a seguir: http://crowdfundingnobrasil.com.br/

Espero ter colaborado de alguma forma. Boa sorte e sucesso na empreitada.

Abraço,