Como iniciar a venda de produtos diversos pela internet?

vendas
ecommerce
marketingdigital

OK, quero iniciar a venda de produtos diversos pela internet e não sei como começar, pois não tenho empresa aberta para vender e fornecer nota fiscal.

Fala @paulo9256

No caso você quer montar um ecommerce, não é mesmo? Além da formalização, você também tem que considerar outros custos e atividades que precisa fazer para ter a sua loja virtual. Vou te dar uma resposta separando por tópicos:

1) Formalização

• Essa etapa aqui talvez seja a mais simples, se você começar tirando o seu MEI. Para isso, te aconselho a falar com a Clara sobre como se tornar MEI.

2) Montar um Ecommerce

Montar um Ecommerce, mesmo que pequeno, exige que você tome algumas decisões, como:

• Qual será a plataforma que você escolherá para fazer suas vendas? Você vai hospedar essa solução num servidor próprio? Ou vai utilizar um serviço de terceiros para montar sua loja? Aconselho você a dar uma lida nesse post aqui da comunidade, sobre esse tema.
  • Se o produto for físico, como pretende gerenciar seu estoque? Você tem o espaço físico para isso? Quem vai entregar os pedidos, os Correios ou outra empresa de entregas?
  • Se o produto for digital, onde ele ficará hospedado para que os clientes tenham acesso?
  • Quais formas de pagamento você vai aceitar? Como você vai fazer para receber esse dinheiro?

Essas são apenas algumas perguntas que você deve saber responder bem. Aconselho a dar uma lida nos artigos abaixo, para entender melhor o que você precisa entender para ter a sua loja virtual:

Além disso, sei que o @Tiago tem um Ecommerce, e pode te dar umas dicas também! :slight_smile:

Sucesso na sua Jornada!

Excelente @diogo!! Para começar eu acho que seria isso mesmo! Em relação às plataformas tenho escutado muito bem da Loja Integrada e a Tray. Se vc quer começar a testar seu produto e não ter um custo tão alto a Loja Integrada é a melhor opção.

Se o seu produto é físico, outro ponto importante é manter o estoque bem organizado e criar uma boa rotina de preparação e envio dos produtos. Pra amenizar a ansiedade dos clientes eu consegui definir um dia só para as entregas. Isso me ajuda a não ficar igual louco separando pedidos todos os dias. Mas isso vai de cada segmento, não sei se no seu caso seria possível.

Uma dica sobre entregas, os Correios fazem contratos com micro empreendedores, isso facilita o pagamento e deixa o frete mais barato. Procure a sua agência para ver as condições deles. Nas agências oficias o mínimo é de 900 reais em frete (senão me engano), mas em agências franqueadas esse limite tem variação. Na minha, por exemplo não tem esse mínimo. =)

Vai contando mais do seu produto que a gente vai te ajudando mais por aqui!

Abração e sucesso