Como escalar a gestão de projetos de uma Agência de Marketing Digital?

agência
crescimento
escala
projetos

O intuito é saber como posso otimizar o processo de gestão de projetos para escalar a operação de uma Agência de Marketing Digital.

Os grandes desafios para mim sempre foram:

1. carga de trabalho de cada pessoa considerando a participação em diversos projetos
  2. Priorização das tarefas dos projetos que podem ter mudanças de escopo durante a execução, o que vai impactar no item 2 diretamente.

A dificuldade aumenta pelo fato de ter que possuir um sincronismo na comunicação e otimizar o processo de diversas áreas / equipes (por exemplo: TI, Design, Conteúdo, SEO e Performance).

Eu estruturei um processo com o Trello, mas ela não apresenta uma boa visualização de carga de trabalho e a liberdade de customização oferecida tem seus prós e contras. Analisei outras ferramentas, como Asana, Runrun.it e Pipefy, e pretendo testar um novo formato de processo para verificar se alguma dessas funciona melhor.

Alguém tem alguma sugestão de processo através de alguma ferramenta para escalar esse tipo de operação?

Fala, @wtrannin, tudo bem?

Me recomendaram recentemente o Zehnk. Ainda não testei, mas vale colocar na sua lista.

Quando trabalhei em Agência de Marketing, os sócios estavam sempre tentando escalar a gestão através da produtização de algumas iniciativas. Eles eram mais focados em performance e me lembro que estavam produzindo duas ferramentas acessórias de inteligência de mercado para vender assinaturas mensais junto com os projetos.

Outra coisa que tenho visto bastante é a especialização de algumas agências. Apesar de terem um portfólio vasto de tipos de serviços, elas começam a se especializar em um segmento de clientes ou em um momento do negócio (por exemplo, agência de branding para startups). Eles vão ter área de TI, Design, etc, mas todas trabalhando juntas para melhorar em um serviço específico. Especialização, nesse caso (sem matar a criatividade), acaba significando velocidade.

Depois me diz aí se consegui ajudar. =)

Boa sorte na sua jornada!