Como definir o nome da minha empresa?

legalização

Ja trabalho com vendas a algum tempo, porem estou formalizando minha empresa. Estou abrindo CNPJ, e estou a procura de um nome para minha empresa antes de iniciar o processo com a logo etc. Como faço para escolher o melhor nome? contratando empresas especificas?

Fala @joaovitor4966. Olha, existem duas decisões de nome a serem feitas nesse processo de formalização da sua empresa:

1. Razão Social - É o nome oficial que ficará no contrato social e será usado junto com a seu formato jurídico (Ltda., ME, S.A., etc.). Para a razão social você deve adotar um nome único que não tenha sido registrado antes e não precisar ser necessariamente um nome bonito ou comercial. Pode ser, por exemplo, algo como “JV Comércio de Alimentos Ltda”. No momento do registro, o seu contador poderá verificar se a razão social já existe ou se precisa ser modificada.

2. Nome Fantasia - É o nome que você usará na sua logomarca, no seu cartão de visitas, letreiro, webiste ou qualquer outro material de marketing. O nome fantasia idealmente também deverá constar no contrato social, mas não é obrigatório e nem precisa evitar possível duplicidade. O nome fantasia tem que ser mais criativo e comercial, o que pode levar mais tempo para ser definido. Pode ser, por exemplo, algo como “Tudo Gourmet”.

Espero ter lhe ajudado! Abraços

@joaovitor4966,

Complementando a dica do @daniel sobre o Nome Fantasia, se você quiser ter um site ligado a este nome no futuro, seria legal encontrar algo que tenha um domínio livre no Registro.br.

Hoje em dia é bem difícil você encontrar um domínio idêntico ao nome da sua empresa livre no domínio .com.br.

Algumas marcas agregam um verbo ao domínio, como usereserva.com. E outras buscam domínios com outros sufixos, como luz.vc.

Espero que encontre um bom nome!

Ajudou sim meu querido. Grato pela informação

Boa dica Filippo, #TAANOTADO

@joaovitor4966 Somando um pouco ao que o @filippo disse sobre domínios (possíveis endereços de sites).

Há casos onde você não tem o nome exato como www.nomefantasia.com.br, mas talvez, para um site e para possíveis nomes em redes sociais você pode contar com complementos como:

nomefantasiaapp.com.br (no caso de ser um aplicativo)
nomefantasiacontabil.com.br (no caso de ser um escritório de contabilidade)
E assim por diante.

Sendo assim, o nome fantasia da sua empresa pode ser um, mas o endereço dele na internet pode ter um complemento.

Existem alguns cursos, ebooks, etc sobre naming. Vale a pena você tentar dar uma olhada nisso.

Alguns links que podem ser úteis:

Obs.: Não se apegue muito aos títulos sobre “regras de ouro” ou “crie o nome perfeito”. Esses links apenas te darão algumas ideias, mas não são tão milagrosos como os títulos prometem :slight_smile:

http://viverdeblog.com/naming/

visualizando agora mesmo. Grato Léo