Como continuar empreendendo nos dias atuais diante do cenário econômico brasileiro

inspiração

como continuar empreendendo nos dias atuais, diante da realidade de incerteza no cenário econômico brasileiro, mantendo ações e práticas sustentáveis?

Fala, @eduardo7615, tudo bem?

Algumas empresas acabam caindo no erro de aumentar a estrutura operacional nos bons períodos e acabam pagando um preço alto nos momentos mais difíceis. Por isso, acredito que mesmo nos momentos mais “fáceis”, a empresa precisa continuar mirando em ser extremamente produtiva. Quem não fez esse dever de casa, agora tem que buscar com alguma pressa redução de custos ou disrupção no modelo de negócio.

Os períodos de crise afetam alguns setores, mas não afetam o empreendedorismo como um todo. Há setores, como educação e alimentação que continuam crescendo, à despeito do momento atual. Ou seja, as empresas mais estabelecidas acabam sendo muito afetadas, mas há sempre espaço para enxergar oportunidades.

Recomendo que dê uma olhada nos relatórios do GEM (Global Entrepreneurship Monitor), patrocinada pelo SEBRAE no Brasil para dar uma olhada no comportamento em diferentes setores e no empreendedorismo em si no momento atual.

Eu ainda não sei em qual área você está empreendendo, ou pretende empreender, mas o objetivo dessa comunidade é, inclusive, que troquemos boas práticas e experiências. Precisamos crescer juntos, afinal estamos todos no mesmo barco e não dá para ir bem quando todos os outros vão mal.

Para começar a interagir (criar tópicos e ajudar outros empreendedores), você deve criar uma conta ou logar clicando em “Entrar” no topo à direita, depois ir na sessão que melhor representa o seu momento empreendedor e o setor no qual está inserido:

Quero Abrir um Negócio:

Acabei de Abrir um Negócio:

Já Possuo um Negócio Estabelecido:

Espero te ver por lá!

Grande abraço