Como conseguir investimento inicial para primeira produção de roupas?

varejo
investimento

Olá pessoal,

Possuo uma marca de roupas que foi iniciada no final de 2014 com recursos próprios, o negocio veio crescendo relativamente bem até o ano passado, onde veio a crise as vendas despencaram e consequentemente a empresa parou.

A pausa total inclusive foi boa inclusive para que ela não quebrasse de vez. Estou retomando agora em 2017, como um novo início e gostaria de dicas de como conseguir recursos para essa “primeira” produção. Como se estivesse começando do zero mesmo.

Qual melhor caminho seguir para captar recursos nesse mercado de varejo?

Abs

Oi Leandro, tudo bem?

Me chamo Felipe, sou mega fã da turma da clara e tenho uma marca de roupa super inovadora feminina e plus size. A NAIAH (www.naiah.com.br)

Leandro, você já tinha produção própria ou fazia revenda? Uma opção barata para iniciar um conceito de marca no mercado é justamente trabalhar com revenda de produtos oferecendo curadoria. Se você deseja trabalhar com produtos próprios, uma boa forma de começar uma coleção própria com poucos recursos é fazer vendas sob-demanda ou até mesmo crowdfouding. Eu estou justamente trabalhando dessa forma (vendas on-demand) e tenho como referência essa marca americana: https://www.weargustin.com/

A NAIAH trabalha com vendas sob-demanda. Recebemos os pedidos em um período determinado, quando ele se encerra, nós fabricamos esse pedidos e entregamos logo que acabamos (de 4 a 6 semanas depois). Durante a fabricação dos primeiros pedidos nós paralelamente já estamos recebendo uma segunda leva de pedidos que, quando encerrada, dará início a segunda leva de produção e assim por diante.

Você sempre tem a opção também de apresentar o seu projeto para grupo de investidores, não é? Se for inovador o suficiente ou se mostrar com bons retornos, não lhe faltarão propostas de investimento! Acredite, tem muito mais gente com dinheiro para investir do que projetos realmente bons na praça!

Espero que tenha ajudado! Te desejo um bom trabalho!

Abraços, Felipe.

Olá Felipe,

Trabalho com produtos próprios, porém não fabricamos. A produção fica por conta de facção e lavanderia. Esse processo demora no mínimo 45 dias para ficar pronto, podendo se extender.

Sei que existe algumas soluções para minimizar esse tempo mas eu não tenho nenhum produto pra vender pronta entrega e montar esse ciclo de venda por enquanto.

Estou tratando como um novo início, portanto o que eu queria saber é justamente como conseguir capital inicial para uma produção mínima. Todas os donos de marca de roupas que conversei acabaram captando investimento na família, eles já teriam um suporte financeiro. O que não é o meu caso.

Investidores conheço vários porém no mercado de tecnologia no varejo de moda não conheço.

Outra coisa Felipe,

Vc disse que trabalha com sistema de on-demand, mas como que funciona na prática pos entrei no NAIAH e vi alguns produtos com prazo de entrega de até 7 dias e na resposta acima vc disse que trabalha de 4 a 6 semanas.

Abs

Então Leandro,

A venda sob-demanda vai começar com a nova coleção própria / exclusiva que vai ser lançada no sábado (25/03). Os produtos que você viu na loja online do site, com entrega em até 7 dias, eram os produtos da revenda / curadoria - a minha primeira coleção. No lançamento da nova coleção eu vou lançar o novo site também que permitirá as vendas sob-demanda. Eu comecei o negócio com as minhas próprias economias, em torno de 20.000,00 reais. Com uma parte do dinheiro (tb tive de investir em id. visual, estilista etc) eu comprei esses produtos de revenda, porque era mais barato do que desenvolver a coleção própria e mais rápido para começar as vendas. Com as vendas desses produtos em 6 meses (com um markup médio aproximado de 2,5) e com um empréstimo de 5.000,00 reais que eu tb peguei com a família, eu desenvolvi essa coleção própria e fiz os investimentos necessários em marketing para lança-la bem no mercado. Isso foi o que eu fiz… Os próximos meses dirão se funcionou ou não… Já tenho uma boa base de clientes e vamos desfilar na SPFW Plus Size no próximo domingo…

Ah sim! Ainda estamos fechando o nosso prazo de entrega do on-demand. Queremos buscar 4-6 semanas, mas talvez iniciemos os trabalhos com 6-8 semanas para a entrega do produto depois do pedido feito… Prazo grande para tentar surpreender claro!

Ah outra coisa! Eu estou com um mentor / investidor que também atuava majoritariamente no mercado de tecnologia! Por uma indicação de um amigo eu apresentei o projeto para ele e ele resolveu se aventurar no negócio comigo… As vezes vale a pena tentar! Esse meu mentor buscou um amigo p/ ajuda-lo na mentoria que trabalha no mercado de varejo de moda…

Muito legal a sua resposta detalhada, Felipe. Parabéns e sucesso!