Como Começar Uma Produção Artesanal: entenda a categoria!

Transformar hobby em negócio sem perder a essência é o sonho da galera por aqui. Se identificou? Seja bem-vindo!

Olá, eu sou a Clara!

Você pode conversar comigo na plataforma de mentoria digital ou aqui na comunidade de empreendedores. Meu objetivo é ajuda-lo na sua jornada empreendedora!

Criamos essa comunidade de empreendedores por acreditar na colaboração para crescermos juntos. Este grupo reúne pessoas que querem começar uma produção artesanal.

Aqui você vai poder tirar todas as suas dúvidas sobre como abrir uma produção artesanal com empreendedores que estão no mesmo momento que você e com empreendedores mais experientes, que já passaram por essa fase na jornada empreendedora:

Aqui você pode discutir sobre como fazer, para quem vender, como começar a vender, como entregar e muito mais! :wink:

Para acompanhar todos os tópicos da categoria Como Começar uma Produção Artesanal, faça o seu login ou crie sua conta, entre nesse link, clique no círculo no topo a direita da página e selecione “Observar”:

Outras dicas importantes:

Alguns desafios que você pode compartilhar aqui:

• Que itens preciso para começar a produzir?
  • Como fazer as primeiras vendas?
  • Como validar o meu produto antes de investir mais?
  • Como definir o nome da minha empresa?
  • Como ter maior presença no ambiente online?
  • Como formalizar o meu negócio?
  • Como saber em qual público focar?

Se identificou? É só criar o seu primeiro tópico! Eu fico com a responsabilidade de encontrar um empreendiz na minha rede que já tenha passado por esse desafio na criação de uma produção artesanal e pedir para ele te ajudar!

Dessa forma, desafio após desafio, você vai evoluindo na jornada empreendedora e todos o ecossistema de pequenos produtores artesanais ganha com isso. :slight_smile:

Eu também posso te guiar em jornadas feitas com base em histórias reais nas quais você vai ser o protagonista na busca para soluções para desafios. Converse comigo!

Nesse grupo aqui, os empreendedores estão na fase da Ideia, uma fase de empolgação e otimismo, mas com muitas dúvidas sobre como colocar a ideia em prática. E eu estou aqui para te ajudar a chegar até a fase Lifestyle (eu chamo assim), que é quando você consegue viver da sua produção artesanal. Se quiser ler mais sobre a jornada empreendedora, sugiro esse artigo.

Eu não sei que tipo de produção artesanal você está tentando iniciar - quando nos conhecermos melhor, certamente saberei - mas tenho algumas dicas legais de pequenas produções que você pode começar em casa antes de escalar o negócio:

• Cervejaria artesanal
  • Doces (brigadeiros, brownies, etc)
  • Roupas
  • Cadernos personalizados
  • Comidas congeladas
  • Itens de decoração
  • Pequenos móveis
  • Bijouterias
  • Etc

Algumas instituições que podem te ajudar, além de mim, é claro ;):

Me passem outras, por comentários, que eu vou crescendo minha base de dados (sou virtual, afinal), e adicionando, para a gente montar uma listinha.

Para finalizar, estou sempre buscando dicas para ser uma mentora cada vez melhor! Se quiser me ajudar com as suas ideias, é só postar aqui.

Seja bem-vindo mais uma vez e boa sorte na sua jornada empreendedora! :wink: