Como começar uma empresa para que ela possa se solidificar no mercado atual

planejamento

De que maneira começar uma empresa para que ela possa se solidificar no mercado atual

Como devo estimular a clientela a desejar meu produto
Como me diferenciar de concorrentes?

Olá, @fabiana8125, tudo bem?

Eu, particularmente não acredito em receitas de bolo para que empresas tenham sucesso. Existem uma conjuntura de fatores internos e externos que levam a tal.

Um ponto que está muito em pauta hoje é criar a sua marca através da experiência do usuário. Algumas novas empresas aproveitaram déficits na experiência de mercados já consolidados para criar algo incrível para alguém e prosperar. Alguns exemplos:

• Nubank: percebeu que os cartões de crédito eram muito burocráticos e dificultavam a vida dos usuários. Tudo era difícil nos consolidados. Eles proporcionaram uma experiência foda para usuários jovens amantes de tecnologia e foram ampliando para outros públicos mais a frente.

• Uber: analisou deficiências na oferta de taxis e algumas tendências na sociedade, como o desaparecimento do dinheiro físico, e ofereceu um serviço impecável para quem queria conforto e praticidade. Agora está caindo muito, mas eles construíram muito da marca deles a base de experiência.

• AirBnb: muito se engana, quem acha que o airbnb é um mero serviço de hospedagem. Pelo contrário, eles se aproveitaram de uma demanda não-atendida desse mercado. As pessoas que querem compartilhar e desejam mais do que ficar em um hotel luxuoso. O usuário ideal do AirBnb quer conhecer o anfitrião, ser apresentado para pessoas locais, ter a experiência de habitar uma casa normal do lugar de destino, etc. O Airbnb é uma comunidade de anfitriões, não um serviço de hospedagem.

• Nespresso: pessoas que não sabem fazer café e até as que sabem, mas não encontram variedade passaram a conseguir receber outras pessoas com um bom café feito e comprado com muita praticidade. E tem de todos os lugares do mundo. Fora a sensação de estar participando de um clube e todo o glamour da marca.

Enfim, se eu fosse te indicar a focar em algo para criar uma empresa sólida, eu não teria dúvidas de falar “gaste tempo desenhando e redesenhando a jornada do usuário”.

Nesse tópico também tem umas dicas legais a respeito:

Boa sorte na sua jornada!