Como começar uma empresa para que ela possa se solidificar no mercado atual

planejamento

#1

De que maneira começar uma empresa para que ela possa se solidificar no mercado atual


Como devo estimular a clientela a desejar meu produto
Como me diferenciar de concorrentes?
#2

Olá, @fabiana8125, tudo bem?

Eu, particularmente não acredito em receitas de bolo para que empresas tenham sucesso. Existem uma conjuntura de fatores internos e externos que levam a tal.

Um ponto que está muito em pauta hoje é criar a sua marca através da experiência do usuário. Algumas novas empresas aproveitaram déficits na experiência de mercados já consolidados para criar algo incrível para alguém e prosperar. Alguns exemplos:

  • Nubank: percebeu que os cartões de crédito eram muito burocráticos e dificultavam a vida dos usuários. Tudo era difícil nos consolidados. Eles proporcionaram uma experiência foda para usuários jovens amantes de tecnologia e foram ampliando para outros públicos mais a frente.

  • Uber: analisou deficiências na oferta de taxis e algumas tendências na sociedade, como o desaparecimento do dinheiro físico, e ofereceu um serviço impecável para quem queria conforto e praticidade. Agora está caindo muito, mas eles construíram muito da marca deles a base de experiência.

  • AirBnb: muito se engana, quem acha que o airbnb é um mero serviço de hospedagem. Pelo contrário, eles se aproveitaram de uma demanda não-atendida desse mercado. As pessoas que querem compartilhar e desejam mais do que ficar em um hotel luxuoso. O usuário ideal do AirBnb quer conhecer o anfitrião, ser apresentado para pessoas locais, ter a experiência de habitar uma casa normal do lugar de destino, etc. O Airbnb é uma comunidade de anfitriões, não um serviço de hospedagem.

  • Nespresso: pessoas que não sabem fazer café e até as que sabem, mas não encontram variedade passaram a conseguir receber outras pessoas com um bom café feito e comprado com muita praticidade. E tem de todos os lugares do mundo. Fora a sensação de estar participando de um clube e todo o glamour da marca.

Enfim, se eu fosse te indicar a focar em algo para criar uma empresa sólida, eu não teria dúvidas de falar “gaste tempo desenhando e redesenhando a jornada do usuário”.

Nesse tópico também tem umas dicas legais a respeito:

Boa sorte na sua jornada!