Como começar um e-commerce de nicho?

ecommerce

Estou pensando em abrir um e-commerce de nicho pela internet. No entanto, não tenho idéia por onde começar, e se essa é uma boa idéia. Como posso validar esse negócio on-line?

Olá, @Renata, tudo bem?

Eu acredito que e-commerce seja apenas um canal de vendas. Nunca pode ser a “alma” do seu negócio. Mais importante do que montar o e-commerce, ou até mesmo vender algo, seria achar o seu nicho de interesse. Ele sim será a alma do seu negócio e definirá para onde você deve ir, inclusive se o ecommerce é um bom caminho ou não.

Uma dúvida: você já é engajada em um nicho específico? Se não, já tem algum em vista?

Para ir bem em um negócio de nicho, você precisa mergulhar nele não apenas demograficamente, mas profundamente. Nichos devem ser pensados como tribos, não como segmentos. E tribos possuem culturas próprias que você deve dominar para formular a sua marca.

Eu uso bastante uma ferramenta chamada Mapa de Empatia para estudar nichos. Logicamente, as informações para preencher o mapa só poderão ser tiradas do contato com “membros da tribo”, mas te ajudarão a descobrir as conexões entre essas pessoas.

A partir daí, você vai conseguir se posicionar com liderança dentro da Tribo, fazendo um bom trabalho de comunicação (blog, redes sociais, participação em eventos, vídeos, etc).

Por último, acho que a melhor forma de validar esse tipo de negócio é tentando fazer a sua primeira venda…

Exemplo:
a) Você quer montar uma marca para mulheres jovens surfistas
b) Conversando com várias delas, percebe que um grande obstáculo para elas é se sentirem ao mesmo tempo bonitas e confortáveis para fazer um esporte de muita flexibilidade dentro da água - você acabou de descobrir bastante sobre o seu produto.
c) Aprofundando, você percebe que o grande sonho delas é viver fazendo o que elas amam, sem perder sua liberdade. O maior medo é ter que desistir do sonho para pagar as contas - muito do seu plano de comunicação pode derivar daí.
d) Você começa a se tornar influente dentro desse grupo, pois fala exatamente o que elas querem ouvir e começa a ganhar a confiança do grupo
e) Realiza um teste, tentando vender produtos existentes dentro da sua base
f) Se estrutura para montar sua marca própria

É claro que você pode fazer as duas coisas ao mesmo tempo, mas acho mais difícil.

Consegui te ajudar?

Boa sorte na sua jornada! :slight_smile: