Como calcular preço de venda e lucro?

precificação

Como faço pr calcular preço de venda e como calcular meu lucro

Meu maior desafio hoje é dar preço aos meus produtos
Eu amo fazer comida, e há tempos gostaria de abrir uma lanchonete
Na verdade quero muito aprender a precificar produtos usados
Como abrir uma cervejaria artesanal?
Meu primeiro desafio

Fala, @andreia5727, tudo bem?

Você está precificando produtos ou serviços?

Aqui tem algumas dicas para a precificação de serviços: Como precificar serviços?

De qualquer forma, vou tentar esclarecer melhor por aqui também como calcular preço de venda.

Eu acredito que há 3 fatores que influenciam no preço de venda:

• Concorrência
  • Percepção de Valor
  • Custos e Lucro

Quanto mais parecido com a concorrência é seu produto ou serviço, mais você ficará refém dos preços de mercado. Quanto mais você buscar diferenciação, mais poderá fazer a sua própria precificação.

Vou dar alguns exemplos abaixo:

1) Você possui uma hamburgueria artesanal e possui 3 concorrentes no seu bairro ou cidade tentando emplacar o mesmo negócio - Se o preço de venda deles é R$25, o seu preço não poderá ficar muito acima ou muito abaixo. Dessa forma, você terá que adaptar a sua estrutura de custos para que ela caiba nesse preço de venda.

2) Você percebeu que nenhuma das 3 hamburguerias atende o público vegetariano e há essa demanda não atendida na sua região - Indo por esse caminho, você terá um pouco mais de flexibilidade de preços. Obviamente, você não poderá fugir muito do valor que as pessoas costumam pagar quando saem para comer (seu hamburguer vegetariano não poderá custar R$300, por exemplo), mas não seria nenhum absurdo se ele custasse R$35, dependendo dos atributos dele e da percepção de valor vista pelo público-alvo.

Agora vou explicar como buscar diferenciação de forma inteligente:

1) Pesquise públicos que tenham demandas não-atendida pelos estabelecimentos tradicionais - Eu citei a hamburgueria, mas no mercado que você está atuando há sempre um grupo que está sendo mal atendido. Qual é ele? Vale a pena criar uma experiência específica para este grupo?

2) Analise os atributos que os estabelecimentos tradicionais mais deixam a desejar na experiência desse público - É o atendimento que poderia ser mais adequado a ele? A qualidade do produto? O prazo de entrega? Converse com eles.

3) Modifique a sua experiência - Pense, repense e teste novas formas de melhorar esses atributos dentro da sua experiência.

Por último, vou tentar explicar o fator Custo na sua precificação.

Faça inicialmente um estudo dos custos variáveis, ou seja, aqueles que aumentam caso você venda uma unidade a mais do seu produto ou serviço. Geralmente eles estão ligados a insumos utilizados na prestação do serviço ou produção do produto, a mão de obra adicional e a comissões e taxas diretamente ligadas as vendas.

A soma desse custo variável unitário te dá o preço-base (sem margem), mas você precisa pagar os custos fixos da empresa (aluguel, salários, contas, etc), não é verdade?

Agora você deve fazer um estudo de ponto de equilíbrio. Eu não sei o que a sua empresa faz, mas acredito que você espera que cada tipo de produto ou serviço pague uma parcela dos gastos da empresa e gere alguma margem de lucro.

Se há um produto ou serviço muito relevante na sua empresa, é normal esperar que ele pague uma parte maior dos gastos operacionais na empresa. Você pode fazer um trabalho melhor de rateio de custos, mas eu prefiro evitar complexidade nesse tema e definir uma porcentagem por alto. No exemplo da hamburgueria, por exemplo, eu posso estipular que o carro chefe da empresa, o Hamburguer A, pague 50% dos custos operacionais.

Insira uma margem esperada sobre os custos variáveis da empresa e calcule quantos produtos ou serviços você precisará vender para pagar as contas.

Por exemplo:

Hamburguer A -
Custo variável por unidade: R$10
Preço com Margem: R$30
Custos fixos da empresa: R$20.000
Porcentagem que hamburguer A deverá pagar: 50%
Ponto de Equilíbrio: R$20.000 / (R$30 - R$10) = 1.000 unidades vendidas por mês para ter lucro zero.

A partir desse exercício, você deve refletir sobre a sua estrutura de custos e de produção:

• Você consegue vender 1.000 unidades do hamburguer A por mês?
  • Se não, o preço de mercado permite que você aumente a margem para vender menos e faturar a mesma coisa?
  • Se não, o que você pode cortar na sua estrutura de gastos sem perder eficiência?

Dá uma olhada nessas planilhas:

A Clara pode te guiar em uma jornada que ensina o tema também:

Espero ter ajudado!

Boa sorte na sua jornada!

Como calcular preço do produto