Como acessar meu Público Alvo?

Trabalho como decoradora de festas e eventos personalizados - sei qual é meu público alvo, mas estou tendo muita dificuldade de acessá-lo.
Comunico através de site e redes sociais - mas não consigo acessar o perfil de público aderente aos meus serviços.

Eu quero começar um blog, mas estou um pouco perdida
Como criar uma empresa de marketing digital

@Merci, você já saber o seu público alvo é ótimo e já é um grande adianto. Mas, o quanto você sabe desse teu público alvo? Quantas informações você sabe sobre esse público que podem te ajudar a fechar mais negócios? Duas coisas que você pode fazer para descobrir mais sobre eles são:

• O quanto você já conversou com as pessoas que se encaixam no perfil? Esse é um exercício sempre válido de fazer, pegar alguns clientes antigos e pessoas que sejam seu público alvo e conversar com elas. No seu caso, é importante descobrir onde eles consomem informação, como eles tomam a decisão de contratar uma decoradora e o que eles levam em conta na hora de fechar um negócio.

• Depois dessas conversas te aconselho a fazer um Mapa de Empatia desse público alvo. Esse Mapa vai te ajudar a pensar mais como seu cliente, fazendo você se botar no lugar dele, entendendo as expectativas e o que o leva a fechar negócio com você. O ideal é contruir esse Mapa conforme for batendo os papos que falei no item anterior.

Resumindo bem, acho que o que você precisa fazer agora é entender mais do seu público alvo e entender que expectativas ele quer que sejam atendidas pelo seu negócio. Alinhando isso, você consegue comunicar pra melhor para ele o quanto contratar o seu negócio pode ser importante! :slight_smile:

Essa discussão é muito boa, @Merci. Uma coisa que ajudaria a te dar melhores orientações é que você compartilhasse mais informações do que você já sabe do seu público. Assim, fica fácil te dar dicas mais direcionadas de estratégias que você pode tentar. Então, não esquece de vir aqui e compartilhar mais com a gente! :smiley:

Boa sorte na sua jornada!

Minha empresa produz algas marinhas para alimentação. Preciso melhorar em marketing e vendas

Acredito que você tá confundindo Público Alvo(conceito genérico de pessoas que consomem um produto/serviço que você presta) com o de Personas(pessoas com um perfil concreto, com dados concretos, que se interessam PELO QUE VOCÊ QUER VENDER).

Você disse que se comunica através de sites e redes sociais, não é mesmo? Com isso eu creio que vc tenha um site… Mas deixa eu te adiantar: Se o seu objetivo é gerar clientes através das redes sociais, o mais inteligente seria investir no Google Adwords para filtrar seu anúncio com as personas que vão aderir ao seu serviço.

Rede social só dá resultado quando há curtidas e comentários(que geram compartilhamentos). Se comunicar nelas por si só, apenas aumenta sua visibilidade entre os seus clientes e olhe lá, porque dependendo de como é a sua estratégia, as postagens viram uma bolha e não atrai novos interessados.

Agora sobre o seu site, se vc quer usá-lo como forma de comunicação para atrair clientes, acho que vc deveria estudar sobre marketing de conteúdo e investir nisso para o seu site(dependendo da grana que vc tiver, contratar freelancers que façam isso, tem vários na RockContent e outros sites semelhantes). Se não tiver grana pra isso, pode fazer você mesma… Mas aí vai exigir um mês de estudo(não é algo mt difícil).

Você trabalha decorando festas e eventos personalizados, uma boa estratégia de marketing de conteúdo que imagino agora, seria você criar uma postagem de topo de funil(para tirar duvidas de qualquer pessoa que chegue ao seu site sem qualquer compromisso em comprar) do tipo: 5 dicas para decorar uma festa e ARRASAR!(só um exemplo).

Daí o objetivo seria você ir levando o seu leitor até o meio do funil e depois ao fundo(onde vc fala claramente sobre seu serviço), pois aí ele já confiaria em você como expert no assunto. Tudo isso é usando técnicas de SEO e o Google ao seu favor. Investir em outras mídias como Youtube e Instagram também faz bem, além de aumentar sua rede de contatos(como no Linkedin, onde outras empresas podem contratar seu serviço).

O maior problema que eu entendi que vc disse, é que as personas não estão achando você. Então, acho que o mais inteligente seria investir nisso que falei e transformá-los em LEAD. Porque estrutura para vender você tem, marketing você tem, só não conseguiu construir uma ponte contínua entre suas personas.