Como abrir uma empresa de funilaria e pintura automotiva?

pintura
automóvel
planejamento

#1

Sou da area da enfermagem e estou saturado entao quero montar uma funilaria e pintura automotiva . E nao sei bem como começar


#2

Oi @celio6811 tudo bom?

Apesar de não existir uma verdade absoluta por onde começar, vou listar alguns pontos importantes para você refletir que podem te ajudar nesse processo inicial:

1 - Conhecimento necessário - Você já sabe trabalhar ou tem experiências como funileiro ou como pintor de automóveis? Se já tiver esse é um bom primeiro passo, se não, é importante entender como fazer esse trabalho. Essa experiência pode vir de trabalhar como empregado de uma oficina ou de cursos. Algumas opções que encontrei em uma busca no Google são:

2 - Levantamento de custos e despesas - Acho que o ponto de partida tem que ser o entendimento do que você precisará gastar para ter o seu negócio funcionando. Será necessário uma oficina? Onde ela ficará? Você já sabe quanto vai gastar de aluguel, com máquinas e equipamentos?

Para isso, vale ter um entendimento maior desses detalhes. Aqui vão alguns links que também podem ajudar:

3 - Projeção de receitas - Antes mesmo de começar o seu negócio, recomendo fortemente que você faça uma pesquisa de mercado para entender o preço médio dos serviços que você vai oferecer e sua capacidade produtiva.

Depois disso uma projeção de receitas pode te dar a resposta se vale a pena ou não abrir sua oficina. Dessa forma, você não começa um negócio às cegas e sem ter noção se vai conseguir lucrar ou não no final do dia. Uma ferramenta bem interessante para se chegar nessa resposta é o estudo de viabilidade econômica. Se você não conhecer, recomendo uma jornada que temos em nossa plataforma. Basta entrar e seguir o caminho de novos desafios > novos negócios > Descobrir se um negócio é viável

Se quiser uma ferramenta, recomendo essa planilha aqui:

4 - Formalização - Por fim, se você conhecer das atividades que vai realizar, tiver dinheiro para pagar os custos iniciais e despesas durante a operação, tiver uma projeção de receitas interessantes, precisará dar o primeiro passo rumo à formalização.

Normalmente a maneira mais simples é se formalizando como MEI (micro empreendedor individual) - se quiser saber mais sobre o assunto, temos uma jornada que explica todos os detalhes na Clara. Basta entrar e seguir o caminho de novos desafios > formalização > Como se tornar MEI

Já adianto que existem as atividades de funileiro e de pinto de automóveis, basta conferir aqui:

Acho que esses são pontos essenciais para você abrir uma empresa de funilaria e pintura de automóveis. Espero ter ajudado e boa sorte na sua jornada!


#3

Muito bom, altas dicas sobre construção de um negócio. Agora, para você ficar em boa forma, aí só fazendo uma boa reeducação alimentar. Boa sorte em seu novo negócio!