Como abrir uma empresa de funilaria e pintura automotiva?

pintura
automóvel
planejamento

Sou da area da enfermagem e estou saturado entao quero montar uma funilaria e pintura automotiva . E nao sei bem como começar

Oi @celio6811 tudo bom?

Apesar de não existir uma verdade absoluta por onde começar, vou listar alguns pontos importantes para você refletir que podem te ajudar nesse processo inicial:

1 - Conhecimento necessário - Você já sabe trabalhar ou tem experiências como funileiro ou como pintor de automóveis? Se já tiver esse é um bom primeiro passo, se não, é importante entender como fazer esse trabalho. Essa experiência pode vir de trabalhar como empregado de uma oficina ou de cursos. Algumas opções que encontrei em uma busca no Google são:

2 - Levantamento de custos e despesas - Acho que o ponto de partida tem que ser o entendimento do que você precisará gastar para ter o seu negócio funcionando. Será necessário uma oficina? Onde ela ficará? Você já sabe quanto vai gastar de aluguel, com máquinas e equipamentos?

Para isso, vale ter um entendimento maior desses detalhes. Aqui vão alguns links que também podem ajudar:

3 - Projeção de receitas - Antes mesmo de começar o seu negócio, recomendo fortemente que você faça uma pesquisa de mercado para entender o preço médio dos serviços que você vai oferecer e sua capacidade produtiva.

Depois disso uma projeção de receitas pode te dar a resposta se vale a pena ou não abrir sua oficina. Dessa forma, você não começa um negócio às cegas e sem ter noção se vai conseguir lucrar ou não no final do dia. Uma ferramenta bem interessante para se chegar nessa resposta é o estudo de viabilidade econômica. Se você não conhecer, recomendo uma jornada que temos em nossa plataforma. Basta entrar e seguir o caminho de novos desafios > novos negócios > Descobrir se um negócio é viável

Se quiser uma ferramenta, recomendo essa planilha aqui:

4 - Formalização - Por fim, se você conhecer das atividades que vai realizar, tiver dinheiro para pagar os custos iniciais e despesas durante a operação, tiver uma projeção de receitas interessantes, precisará dar o primeiro passo rumo à formalização.

Normalmente a maneira mais simples é se formalizando como MEI (micro empreendedor individual) - se quiser saber mais sobre o assunto, temos uma jornada que explica todos os detalhes na Clara. Basta entrar e seguir o caminho de novos desafios > formalização > Como se tornar MEI

Já adianto que existem as atividades de funileiro e de pinto de automóveis, basta conferir aqui:

Acho que esses são pontos essenciais para você abrir uma empresa de funilaria e pintura de automóveis. Espero ter ajudado e boa sorte na sua jornada!

Muito bom, altas dicas sobre construção de um negócio. Agora, para você ficar em boa forma, aí só fazendo uma boa reeducação alimentar. Boa sorte em seu novo negócio!