Como abrir uma empresa de forma econômica?

formalização
cnpj
abertura

#1

Preciso constituir uma empresa para ter um CNPJ e trabalhar formalmente. Somos 3, eu e mais 2 amigos. Seremos sócios. Como fazer para abrir a empresa de forma econômica?


#2

Oi Anna,

Tudo bom? Deixa eu ver se entendi bem. Quando você dizer “abrir a empresa”, você está querendo dizer formalmente ou simplesmente começar as operações, vender, etc?

Se for o primeiro caso, você tem duas opções:

a) Abrir um MEI para começar a emitir suas primeiras notas. Isso vale a pena quando o volume inicial de vendas ainda é abaixo de R$60.000,00 por ano. O custo de abertura e impostos a serem pagos são BEM menores do que constituir uma LTDA ou EIRELI. Para se informar mais sobre MEI, veja o site oficial: http://www.portaldoempreendedor.gov.br/

b) Caso você já esteja faturando o planeje superar o teto do MEI, você terá que abrir uma empresa, provavelmente dentro do simples nacional. Nesse caso, você vai precisar de um contador (por lei) e o custo é um pouco maior, principalmente a manutenção do negócio. Eu sugiro que você busque ajuda com o pessoal da Contabilizei, que são feras no assunto e super competitivos em termos de preço e atendimento: https://www.contabilizei.com.br/

Enfim, se a questão não for de formalização, mas sim de começo de operações, peço que me avise que podemos discutir esse outro lado também.

Boa sorte na sua jornada!

Abraços,


#3

Para ser mais específico na resposta, restaria saber que tipo de empresa está pretendendo abrir. Acho que a galera poderia dar bons direcionamento aqui sabendo esse detalhe.