Como abrir um colegio politécnico?

educação
colégio
serviços
planejamento

Quero implantar um colegio politecnico, inicialmente com curso de enfermagem

Oi @ton8616, tudo bom?

Para abrir um colégio politécnico existe uma série de regras que você precisará seguir. Eu vou falar um pouco sobre elas mais abaixo, mas antes disso, acho que você pode tentar validar a sua ideia.

Nesse caso, ao invés de abrir uma escola, você pode tentar algumas possibilidades como:

• criar uma primeira turma em uma sala alugada
  • gravar um curso online
  • dar aulas particulares para um grupo pequeno de alunos

Nem sei se essas são as possibilidades mais simples e melhores, são apenas sugestões que pensei aqui que são rápidas e simples de se testar. Se forem boas e tiverem uma demanda alta, podem indicar que vale se dedicar para abrir a escola mesmo.

Se for esse o caso, ainda será necessário obedecer a legislação brasileira sobre educação. Nós temos a:

• LDB - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - regulamenta as ações no setor.
  • Legislação do Estado - no caso do ensino profissionalizante ou técnico, a supervisão é feita pela Secretaria Estadual de Educação e do Conselho Estadual de Educação.

Além disso, ainda é necessário alguns documentos:

• Regimento escolar
  • Proposta pedagógica
  • Plano escolar
  • Projeto político-pedagógico
  • Documentos institucionais - contratos, certidões e comprovantes de constituição da empresa
  • Documentos sobre os aspectos físicos - projeto arquitetônico

E acredito que vale a pena entrar em contato com o Conselho Federal de Enfermagem - http://www.cofen.gov.br/

Busquei alguns outros artigos que podem te ajudar nesse processo

Se tiver outras dúvidas é só me perguntar por aqui.

Espero ter ajudado e te desejo sucesso na sua jornada!