Acabei de abrir um e-commerce e gostaria de umas dicas de marketing

vendas
marketing
marketingdigital

Olá.
Acabei de abrir um e-commerce de moda feminina e gostaria de algumas dicas de marketing.
Já recorri aos e-mails mkt,porem como somos novos no mercado ainda não vimos resultados…
Gostaria de saber como alcançar mais pessoas alem daqueles amigos no facebook.
Fiz algumas promoções no instagram, tivemos bastante curtida mas nenhuma venda ainda.

Grata,
Larissa

Olá Larissa,

Tal como em outros domínios, no marketing dicas isoladas não ajudam. É mais produtivo você dedicar algum tempo para conhecer e entender os conceitos básicos para então começar a praticar. Eis os principias deles. Em maiúsculos estão outros igualmente importantes

PERSONA / PÚBLICO ALVO
É fundamental saber a quem nos dirigimos, qual o perfil da nossa AUDIÊNCIA e tentar entender o comportamento de compra dessas persona ( termo do marketing digital para de publico alvo do marketing tradicional). Você pode ter mais de uma PERSONA, no entanto se forem muitos você perde o foco. Descreva o seu PÚBLICO ALVO. Quem são essas mulheres, onde elas se encontram geograficamente, a que classes sociais elas pertencem, faixa etária, estado civil, atividade profissional, comportamento nas redes sociais, o que ela valoriza, quais são suas expectativas e desejos são algumas da perguntas as quais você deve responder. Isso lhe ajudará a definir o seu POSICIONAMENTO segmentar sua publicidade a fim de potencializar o ROI - retorno sobre o investimento (ROI = return over investiment). É possível vender sem investir em publicidade no entanto até aprender as técnicas para esse fim convém investir na publicidade paga.

JORNADA DO COMPRADOR

Desde o momento em que tomamos consciência de uma necessidade ou desejo empreendemos uma JORNADA que nos levará a sua satisfação. A duração dessa jornada será influenciada por diversos fatores como por exemplo a disponibilidade de dinheiro. Muitas das milhares de pessoas que nesse momento estão pesquisando roupas femininas farão a compra tão logo encontrem o que desejam porém, um grande numero dessas pessoas ainda não irão comprar. As primeiras comprarão de você se chegarem à sua loja e encontrarem extamente o que procuram nas condições em que elas possam comprar. Para as demais o que você tem de fazer é entender e praticar o LEAD NUTRITON.

NUTRIÇÃO DO POTENCIAL COMPRADOR ou LEAD NUTRUTION

A nutrição da potencial compradora dos seus produtos tem como objetivo fazer com a sua marca ocupe um lugar privilegiado na mente dessa compradora (SHARE OF MIND) para que no momento em que ela decida efetivamente satisfazer a sua necessidade ou desejo o faça na sua loja. É aqui que entra o email marketing.

e-MAIL MARKETING / AUTO RESPONDER

A nutrição do lead é a principal função do email marketing realizada través da auto resposta. Em linhas gerais funciona assim:

Primeiro criamos uma oferta gratuita chamada de ISCA DIGITAL que deverá estar associada a uma LANDING PAGE também chamada de pagina de captura. Para o LEAD obter a oferta - no seu caso poderia ser por exemplo, um PDF com 10 truques para se vestir bem - ele terá de inserir o seu email. Ao inseri-lo o seu endereço entra numa lista e através do AUTO RESPONDER passamos a enviar mensagens de forma programada, daí o nome auto-responder, com informação úteis sobre, no seu caso, moda. Coisas como dicas e truques para combinar peças, como se vestir adequadamente para ocasiões especificas como por exemplo no trabalho, num casamento etc. são apenas duas possibilidades.

GATILHOS MENTAIS

Os gatilhos mentais são um tema que merece uma atenção exclusiva Mas vamos a algumas explicações que lhe ajudará a entende-los. Gatilhos mentais acionam ações que as pessoas tomam mediante um determinado estímulo. Exemplificando: quando fornecemos algo útil para o LEAD, como por exemplo o PDF com 10 dicas e as mensagens de conteúdo úteis, estamos a acionar o GATILHO MENTAL da reciprocidade ou seja, ao você me dar algo eu sinto-me na obrigação de retribuir.

Outro gatilho que podemos acionar com as mensagens automáticas é o GATILHO DA AUTORIDADE. Se você fornece informações e dicas que me são úteis e que me ajudam a resolver ou amenizar a minha DOR eu vejo em você uma autoridade no assunto e passo então a respeitá-la e seguir o seus conselhos e suas indicações, inclusive de compra, tal como fazemos com um médico por exemplo.

Na sequência dos emails que se vai enviando ao LEAD num determinado momento podemos e devemos fazer-lhe uma oferta, propor-lhe uma compra. E novamente aqui usamos mais gatilhos mentais como por exemplo o GATILHO DA ESCASSEZ acionado por frases como Apenas Para Os 10 Primeiros ou o GATILHO DA URGENCIA, acionado por uma frase como Somente Até Amanhã e por aí vai.

Claro que existem muitos outros conceitos para além das ferramentas e estratégias Mas vamos a um resumo rápido para você apreender o mecanismo.

1º - Uma loja online está nua rua escura e sem qualquer iluminação portanto, não atrai ninguém. Para “acender o letreiro” e ser vista você precisa de fazer publicidade. Como referi acima pode-se conseguir fazer vendas com TRAFEGO ORGÂNICO porém esse tipo de trafego e mais difícil de ser conseguido que o TRAFEGO PAGO que é aquele gerado pela publicidade.

2º - Uma vez que consigamos atrair INTENAUTAS para a nossa loja é fundamental que os argumentos, textos, imagens e CTAs (Chamadas Para A Ação) levem o LEAD a comprar.

3º - Caso não a venda não se realize precisamos pelo menos tentar fazer com que o visitante deixe o seu email para que possamos estabelecer com ele uma relação e promover a sua nutrição (LEAD NUTRITION) para mais adiante tentar vender-lhe algo.

Larissa, o marketing é uma atividade complexa essencial para o sucesso do seu empreendimento. Se você quer ir longe não a negligencie. Essas informações já lhe dá pelo menos alguma orientação, algum rumo. Convido-a visitar o site da RBP Digital, nossa agencia de marketing digital e acompanhar nossos conteúdos. Nosso foco são as pequenas, medias empresas e empreendedores individuais. Fique a vontade para contatar-me diretamente também, tenho o prazer de ajudar. Sucesso para você!

Oi, @lariguimaraes6421. Tudo bem?

Posso lhe dar algumas dicas mais práticas e compartilhar algumas ferramentas que tenho e que podem lhe ajudar. Encaminhe um e-mail para gxavier.leonardo@gmail.com. Vendas de lojas virtuais é meu dia-a-dia aqui. :wink: