Abrir Loja de Informatica

ideias-de-negócio

Ola,

Sempre tive um sonho de abrir minha loja própria e recentemente acredito estar mais perto dela.

Gostaria de saber quais são as informações principais que eu preciso para poder fazer esse projeto?

Acredito que meu investimento inicial seja nesses itens:

Abertura(contabilidade)
Sistema(PDV)
Movéis(Reforma)
Iluminação
Alvará
Fornecedores
Site
Cartões de Visita(Material de Escritorio)

Despesas fixas após funcionamento:

PRO-LABORE
INSS
CONDOMINIO
TELEFONE
INTERNET
ALUGUEL
CONTABILIDADE
MATERIAIS DE ESCRITÓRIO
FORNECEDORES

Alem da venda das peças de informatica também consigo realizar manutenção de algumas maquinas bem básico.

Gostaria de saber se esse é o caminho certo, quais sao os passos que devo seguir e quais as melhores opções para os recursos que vou utilizar.

Obrigado

Opa @vitor8351, tudo bem?

Gostaria de deixar algumas reflexões a respeito da abertura do seu negócio…

• A demanda imaginada cobrirá todos os desembolsos que vc está projetando?
  • E se você começasse pela venda/distribuição de peças/acessórios de forma online? Montaria um site bacana, faria uma página no face e investisse a maior parte da grana nesse tipo de marketing (SEO, Google Adwords, Facebook Ads) e ai você conseguiria sentir a demanda e economizaria grande parte dos desembolsos listados;
  • Nesse modelo online, e dependendo da região onde irá atuar, poderia ter uma sacada bacana a respeito da logística de entrega do tipo receba em 48 horas ou menos, por exemplo;
  • Nesse caminho, seu negócio teria como foco a venda/distribuição de peças e acessórios de informática, deixando um pouco de lado a questão da manutenção, pois esse tipo de serviço pode não ter um custoXbenefício favorável;
  • Já pensou em criar um MEI ao invés de ter gastos com a contabilidade?

Depois nos conta os resultados do seu sonho…

Abraços
Bruno

Eae @brunokatsuki4399 bem e vc ?

Eu espero que sim, pelo menos é o que todo mundo deve imaginar quando abre uma empresa rsrs

Ja pensei nesse caso mas fico com mais receio online do que físico, talvez por falta de conhecimento do sistema e das ferramentas, aceito todas as dicas possiveis para poder abrir online e sentir a demanda e depois quem sabe abrir uma loja fisica.

Voce diz com motoboy ou algo relacionado ? Hoje eu fico bem perto da regiao central de sao paulo e conseguiria distribuir para toda regiao e tenho motoboy de confianca que poderia fazer as entregas.

Entendi, é uma boa sacada começar no online primeiro e depois partir para o físico.

Eu ja tenho empresa no meu nome, pelo que eu me lembre não pode ter nenhuma. Acho que o ideal é ME mesmo, me corrija se estiver errado.

Obrigado pela atenção

Abraços
Vitor

Opa @vitor8351, tudo bem sim, e hoje saiu uma reportagem aqui da empresa no canal da Globo aqui do Paraná, então estou super feliz!

O meu ponto de vista é ter o menor risco possível. E, na minha opinião, o desenho do negócio online traz um risco menor do que ter um negócio do “jeitão” tradicional.

Quanto ao conhecimento de ferramentas de marketing online, dá uma olhada no que a Camila Porto https://www.facebook.com/camilaporto.com.br tem a dizer sobre o Facebook Ads. Acho que ela é um bom ponto de partida.

Quanto à entrega, penso que você deva oferecer um diferencial para o seu cliente, não necessariamente sobre a agilidade de entrega. Tipo a cereja do bolo, pois acredito que próximo ao centro de São Paulo devam existir centenas de lojas de produtos de informática, e qual seria o motivo do consumidor te escolher? Ai acho que vale um exercício de identificar o que gera valor para o seu cliente… Falando nisso… já ouviu falar no Canvas? Segue alguns links…

http://www.sebraepr.com.br/PortalSebrae/artigos/Canvas:-como-estruturar-seu-modelo-de-negócio

http://www.web2canvas.x4start.com/
https://www.sebraecanvas.com/#/

Será que a Luz tem algum Canvas?
acabei de ter uma ideia… @filippo, a Luz ou a Clara poderia criar um fluxograma de abertura de negócios, né não?!

Abraços
Bruno

Fala, @brunokatsuki4399! Parabéns pela matéria sobre a empresa. Muito legal saber isso! :slight_smile:

Sobre a sua ideia de fluxograma, eu gostei bastante. Você se refere a algo visual, ou meio que um manual passo-a-passo?

A LUZ tem uma planilha de planejamento de negócio bem completa. Uma das etapas é o canvas:

@vitor8351, estou 100% de acordo com o Bruno nessa. Muita gente confunde abrir um negócio com abrir uma loja. Uma loja é um ponto de venda, não um negócio, que requer bastante investimento em infraestrutura, por sinal.

O seu negócio é venda e manutenção de produtos de informática. Para começar a funcionar, ele não precisa ter um ponto fixo de vendas que vai ter um custo operacional alto, sem você ter uma noção de retorno.

E a melhor forma de ter essa noção de retorno é “sentindo” o negócio antes de investir pesado, começando pequeno. Para essa finalidade, não vejo como fazer melhor do que o Bruno sugeriu. Começa no online e vai ampliando aos poucos. Se der errado, sua perda é mínima. Se der certo e você sentir que há demanda na sua região, aumenta o seu investimento.

É lógico que, decidindo ou não começar pelo online, vai colocando os desafios que aparecerem aqui que vamos tentando ajudar.

Grande abraço!

Opa @filippo!

Muito top a planilha!

Sobre a ideia, seria algo bem visual, tipo um “RPG”, que de acordo com as respostas que o futuro empreendedor for dando, vai direcionando para as ações que ele precisa executar. Alguns medidores de status das ações, etc… Essas respostas nada mais seriam do que originadas de perguntas de um check-list, estruturadas por um fluxograma.

Até!
Bruno

Qual o nome da sua empresa @brunokatsuki4399 ? Parabens !

Analisando agora eu vejo que os riscos são bem menores.

Dei uma olhada so por cima mas bem interessante investir no facebook.

Entendi, mas nao consigo pensar em nada que faça esse diferencial consigo ver muito mais meios de divulgação do que diferenciar a entrega. Estou tentando fazer um diferencial com apenas uma marca no comeco e comecar no mercadolivre mesmo depois que juntar um bom capital e retorno desses produtos comecar a expandir e criar um site de ecommerce mesmo. Ficar um pouco com os pés no chao e depois aumentar.

Eu conhecia o canvas, mas nao consigo aplicar me falta um pouco de conhecimento.

Abraço.
Vitor

Fala, @vitor8351!

Dá uma olhada nesse power point e vê se te ajuda:

Esse blog também é bom:

Você está na pegada certa. Acho que é esse caminho mesmo. Começar pequeno e ir desenvolvendo.

Abraços

Opa, @filippo

Baixei o demo da planilha e depois vou assistir os videos. Espero que me ajude.

Pensei na loja física por ter trabalhado alguns anos na sta efigenia e saber como funciona. Mas vou seguir o conselho e ficar com os pés no chao por enquanto no comeco.

Em relacao a loja online voce ou o @brunokatsuki4399 poderiam me sugerir quais plataformas ? Olhei em outros discussoes a plataforma tray e tambem ja trabalhei com ela uma vez. Ou o que voces acham do Mercadolivre mesmo ?

Aproveitando @filippo a LUZ tem alguma planilha para acompanhar os gastos e também dar preço aos produtos ?

Abraço,
Vitor

@vitor8351,

Rolou uma discussão legal sobre plataformas de ecommerce aqui outro dia:

Tem algumas planilhas bem interessantes nesse sentido que você comentou sim:

Rola um desconto progressivo para quem compra mais de uma, também. Se coloca-las no carrinho, o desconto é aplicado automaticamente.

Abraços!

Oi @vitor8351!

A empresa se chama Nutry Sabor. Atuamos na região metropolitana de Curitiba, e estamos passando por momentos de expansão, é algo vibrante!!!

A grande sacada do investimento do Facebook, na minha opinião, é o direcionamento de público que ele oferece além do remarketing. A Camila dá umas dicas free bem bacanas, mas caso tenha interesse em se aprofundar, ela vende um curso online, na qual já fiz, que realmente se aprende alguma coisa.

Acho que o exercício que vc esta fazendo em pensar/buscar um diferencial é fantástico, pois faz pensar um pouco fora da caixa! Uma hora, quando você menos esperar, a ideia chega, vc vai ver!

Quanto ao Canvas, tem várias pessoas aqui na Clara que querem iniciar uma consultoria empresarial e não sabem por onde. Procure-as nos posts, e sugere a parceria, eles ajudam você a desenvolver o Canvas free e em troca a consultoria deles já vai ter um depoimento/case de sucesso!

Abraços!
Bruno

Fala @vitor8351!

Cara, sinceramente não saberia dizer qual a melhor.
Quanto ao Mercado Livre, acho que isso é uma ação de curtíssimo prazo que vc consegue executar. Acho que vale a tentativa, pois pode te gerar uma entrada de grana, mas não se acomode nela.
Se você realmente tem um sonho de ter um “negócio” próprio, as suas ações, pensamentos, atitudes, wherever, devem estar firmes e focadas num objetivo!

Fecha a cara e cai pra dentro!

Abraços
Bruno